Esta es un versión antigua publicada el 2022-08-29. Consulte la versión más reciente.

Educação Popular e Covid-19

relato de experiência de residentes em Saúde Coletiva na Atenção Básica

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62968

Palabras clave:

COVID-19, Educação em Saúde, Sala de Espera

Resumen

Com a chegada do Sars-CoV-2 no país, os fluxos e protocolos precisaram ser revistos a fim de conter a disseminação do vírus, acarretando na diminuição das atividades realizadas na Atenção Básica. Nesse contexto, a Educação Popular se mostrou uma importante estratégia para o acesso a informações sobre a Covid-19, sendo as atividades de sala de espera uma ótima opção para fortalecer esse processo. O objetivo deste trabalho é relatar a experiência das residentes em Saúde Coletiva a respeito de atividade realizada na Atenção Primária. Trata-se de um relato de experiência resultante de uma atividade em sala de espera relacionada à Covid-19, realizada pelas residentes em Saúde Coletiva em uma Unidade Básica de Saúde do município de Salgueiro-PE. A dinâmica foi realizada por meio de perguntas norteadoras que foram respondidas levantando-se plaquinhas contendo “sim” ou “não”. O momento foi de troca de saberes e explanação sobre o assunto, colocando os usuários no papel de protagonistas e multiplicadores de informações. Conclui-se que a atuação das residentes na Atenção Primária durante a pandemia permitiu a ampliação do olhar para ações voltadas ao enfrentamento da Covid-19, fortalecendo o vínculo entre usuários e equipe, e contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ana Carolina dos Santos Anjos, Escola de Saúde Pública de Pernambuco

Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco, Brasil.

Diana Loyce Monteiro, Escola de Governo em Saúde Pública de Pernambuco

Mestranda em Saúde Pública no Instituto Aggeu Magalhães, Fundação Oswaldo Cruz, Pernambuco, Brasil.

Renata de Oliveira Cartaxo, Universidade de Pernambuco

Doutoranda em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, São Paulo, Brasil; professora assistente na Universidade de Pernambuco, Campus Arcoverde, Brasil.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Residências em Saúde e Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde. Projeto Pedagógico Programa de Residência Multiprofissional ou em Área Profissional da Saúde. 2009.

BECKER, A. P. S.; ROCHA, N. L. Ações de promoção de saúde em sala de espera: contribuições da Psicologia. Gerais: Rev. Interinst. Psicol., Belo Horizonte, v. 12, n.1, p. 37-50, 2019. Doi: 10.36298/gerais2019120104. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S1983-82202019000100004&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 25 jun. 2021.

DAUMAS, R. P. et al. O papel da atenção primária na rede de atenção à saúde no Brasil: limites e possibilidades no enfrentamento da Covid-19. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 36, n. 6, 2020. Doi: 10.1590/0102-311X00104120. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/LpxCJfYrMkRWnBr7K9pGnXv/?lang=pt. Acesso em: 12 maio 2021.

FARIA, R. M. A territorialização da atenção básica à saúde do Sistema Único de Saúde do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 11, p. 4521-4530, 2020. Doi: 10.1590/1413-812320202511.30662018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/jSZ7b65YpPSTwLfYWpRhg5z/?format=pdf&lang=p. Acesso em: 22 jun. 2021.

FITTIPALDI, A. L. M.; O’DWYER, G.; HENRIQUES, P. Educação em saúde na atenção primária: as abordagens e estratégias contempladas nas políticas públicas de saúde. Interface, Botucatu, v. 25, 2021. Doi: 10.1590/interface.200806. Disponível em: https://www.scielo.br/j/icse/a/t5MyrjCKp93sxZhmKTKDsbd/abstract/?lang=pt. Acesso em: 18 jun. 2021.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2004. 143 p.

IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Diretoria de Pesquisas. Coordenação de População e Indicadores Sociais. Estimativas da população residente no Brasil e Unidades da Federação com data de referência em 1º de julho de 2021. Disponível em: https://ftp.ibge.gov.br/Estimativas_de_Populacao/Estimativas_2021/POP2021_20220419.pdf.Acesso em: 7 jun. 2022.

LIMA, L. O. et al. Perspectivas da educação popular em saúde e de seu grupo temático na Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO). Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n. 7, p. 2737-2742, 2020. Doi: 10.1590/1413-81232020257.26122020. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/ZngBvSLW4q5MNkXVdjpzxpj/?lang=pt. Acesso em: 17 jun. 2021.

LIMEIRA, M. E. O. et al. Sala de espera como ferramenta para educação em saúde na atenção básica. Revista Brasileira de Ciências da Saúde, João Pessoa, v. 18, p. 59-62, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rbcs/article/view/21238. Acesso em: 17 jun. 2021.

MOREL, A. P. M. Da educação sanitária à educação popular em saúde: reflexões sobre a pandemia do coronavírus. Revista Estudos Libertários, Rio de Janeiro, v. 2, n. 3, 2020. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/estudoslibertarios/article/view/34114/19178. Acesso em: 17 jun. 2021

MOREL, A. P. M. Negacionismo da Covid-19 e educação popular em saúde: para além da necropolítica. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 19, 2021. Doi: 10.1590/1981-7746-sol00315. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tes/a/pnVbDRJBcdHy5K6NSc4X65f/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 4 jun. 2021.

NEVES, T. M.; OLIVEIRA, A. S. Diagnóstico das ações de saúde de residentes multiprofissionais na atenção básica. Revista de APS, Juiz de Fora, v. 18, n. 3, p. 309-315, 2015. Doi: 10.15253/2175-6783.20202144295. Disponível em: https://periodicos.ufjf.br/index.php/aps/article/view/15534. Acesso em: 9 maio 2021.

OLIVEIRA, G. et al. Impacto da pandemia da Covid-19 na formação de residentes em saúde. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 11, p. 90.068-90.083, 2020. Doi: 10.34117/bjdv6n11-425. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/20158/16142. Acesso em: 22 jun. 2021.

PALÁCIO, M. A. V.; TAKENAMI, I. Em tempos de pandemia pela Covid-19: o desafio para a educação em saúde. Vigil. Sanit. Debate, Rio de Janeiro, v. 8, n. 2, p. 10-15, 2020. Doi: 10.22239/2317-269x.01530. Disponível em: https://visaemdebate.incqs.fiocruz.br/index.php/visaemdebate/article/view/1530/1147. Acesso em: 25 jun. 2021.

RODRIGUES, L. P. et al. Sala de espera: espaço para educação em saúde. Revista Família, Ciclos de Vida e Saúde no Contexto Social, Uberaba, v. 6, n. 3, 2018. Doi: 10.18554/refacs.v6i3.2917. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/2917. Acesso em: 7 abr. 2021.

ROSA, J.; BARTH, P. O.; GERMANI, A. R. M. A sala de espera no agir em saúde: espaço de educação e promoção à saúde. Perspectiva, Erechim, v. 35, n. 129, p. 121-130, 2011. Disponível em: https://www.uricer.edu.br/site/pdfs/perspectiva/129_160.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

REBOUÇAS, E. R. N. et al. Residência multiprofissional: contribuições durante a pandemia. Cadernos ESP. Ceará – Edição Especial, Fortaleza, v. 14, n. 1, p. 128-132, jan./jun. 2020. Disponível em: https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/365/225. Acesso em: 23 jun. 2021.

SANTOS, M. A. M.; LIMA, F. M. A territorialização e a integração ensino-serviço na enfermagem: um relato de experiência sob a ótica dos egressos. Temas em Saúde, João Pessoa, v. 20, n. 3, p. 181-202, 2020. Doi: 10.29327/213319.20.3-9. Disponível em: https://temasemsaude.com/wp-content/uploads/2020/06/20311.pdf. Acesso em: 17 mar. 2022.

SILVA, J. P. S. et al. Educação em saúde na sala de espera: relato de experiência. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 6, n. 1, p. 1057-1066, 2020. Doi: 10.34117/bjdv6n1-074. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/view/5964/5330. Acesso em: 20 jun. 2021.

SILVA, S. A. Sala de espera como estratégia de educação em saúde: uma revisão. 2015. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Ciência, Arte e Cultura na Saúde) – Instituto Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2015. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/34742/2/silvana_silva_ioc_espec_2015.pdf. Acesso em: 25 jun. 2021.

SOUZA, J. S. et al. Ações de educação em saúde para prevenção da Covid-19 por meio da utilização de mídias sociais. Arquivos de Ciências Veterinárias e Zoologia da UNIPAR, Umuarama, v. 23, n. 2, 2020. Doi: 10.25110/arqvet.v23i2cont.2020.8185. Disponível em: https://revistas.unipar.br/index.php/veterinaria/article/view/8185. Acesso em: 25 jun. 2021.

Publicado

2022-08-29

Versiones

Cómo citar

ANJOS, A. C. dos S.; MONTEIRO, D. L.; CARTAXO, R. de O. Educação Popular e Covid-19 : relato de experiência de residentes em Saúde Coletiva na Atenção Básica . Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 327–340, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62968. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62968. Acesso em: 24 nov. 2024.