Aprendendo a ler para escrever a história

uma experiência de educação popular de jovens e adultos na Comissão Municipal de Ensino de Piracicaba/S

Autores/as

  • Maria de Fátima Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62393

Palabras clave:

Educação popular, Educação de jovens e adultos, Pedagogia do oprimido, Educação libertadora, Despertar da consciência

Resumen

Trata-se de um projeto de educação popular de jovens e adultos equivalente ao supletivo de 3ª e 4ª séries, realizado pela Comissão Municipal de Ensino de Piracicaba, São Paulo, no período de março a novembro de 1990, que procurou desenvolver a tomada de consciência e atitude crítica dos educandos, tendo por base a Pedagogia do Oprimido (1987), permitindo à classe trabalhadora aprender a ler para escrever a história.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maria de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; pesquisadora do Observatório de Política Pública (OPP/UFU).

 

Citas

BRANDÃO, C. R. O que é educação. 16. ed. São Paulo, Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos).

BRANDÃO, C. R. O que é método Paulo Freire. 9. ed. São Paulo: Brasiliense, 1985. (Coleção Primeiros Passos).

DUSSEL, E. Ética da libertação: na idade da globalização e da exclusão. Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

FALKEMBACH. E. M. F. Diário de campo: um instrumento de reflexão. Contexto & Educação, Ijuí, ano 2, n. 7, p. 19-24, 1987.

FREIRE. P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE. P. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

MARQUES, M. O. Das práticas educativas à elaboração teórica. Contexto & Educação, Ijuí, ano 2, n. 7, p. 9-18, 1997.

OLIVEIRA, V. Educação: do ato político ao ato revolucionário. Contexto & Educação, Ijuí, ano 3, n. 11, p. 85-91.

PEREIRA. W. C. C. Dinâmica de grupos populares. 5. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 1982.

RIOS, T. A. Ética e competência. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1997.

RODRIGUES, M. L. O trabalho com grupos e o serviço social. 4. ed. São Paulo: Cortez & Moraes, 1984.

SOUZA. M. L. Desenvolvimento de comunidade e participação. São Paulo: Cortez, 1987. p. 79-96.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

OLIVEIRA, M. de F. Aprendendo a ler para escrever a história: uma experiência de educação popular de jovens e adultos na Comissão Municipal de Ensino de Piracicaba/S. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 432–448, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62393. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62393. Acesso em: 23 nov. 2024.