Aprendendo a ler para escrever a história

uma experiência de educação popular de jovens e adultos na Comissão Municipal de Ensino de Piracicaba/S

Autores

  • Maria de Fátima Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-62393

Palavras-chave:

Educação popular, Educação de jovens e adultos, Pedagogia do oprimido, Educação libertadora, Despertar da consciência

Resumo

Trata-se de um projeto de educação popular de jovens e adultos equivalente ao supletivo de 3ª e 4ª séries, realizado pela Comissão Municipal de Ensino de Piracicaba, São Paulo, no período de março a novembro de 1990, que procurou desenvolver a tomada de consciência e atitude crítica dos educandos, tendo por base a Pedagogia do Oprimido (1987), permitindo à classe trabalhadora aprender a ler para escrever a história.

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Biografia do Autor

Maria de Fátima Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Ética e Filosofia Política pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; pesquisadora do Observatório de Política Pública (OPP/UFU).

 

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Publicado

29-09-2021

Como Citar

OLIVEIRA, M. de F. Aprendendo a ler para escrever a história: uma experiência de educação popular de jovens e adultos na Comissão Municipal de Ensino de Piracicaba/S. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 432–448, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-62393. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62393. Acesso em: 2 nov. 2024.