Recursos didáticos no ensino de Geografia

estratégias para trabalhar as categorias Lugar e Paisagem

Autores/as

  • Ian Moura Martins Universidade Federal do Maranhão https://orcid.org/0000-0002-5089-9320
  • Igor Bergamo Anjos Gomes Universidade Federal do Maranhão
  • Teresa Cristina Cantanhede Borges Faculdade do Maranhão
  • Audivan Ribeiro Garces Junior Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2022-62328

Palabras clave:

Categorias geográficas, Recursos didáticos, Ensino-aprendizagem

Resumen

O presente trabalho analisa a utilização de recursos didáticos que podem ser aplicados no ensino de Geografia, sobretudo, no contexto do ensino remoto e híbrido, recursos esses que podem ser produzidos manualmente ou via aplicativos/programas. Em seu percurso metodológico, este estudo consistiu em uma pesquisa participante de base fenomenológica organizada em quatro etapas: aplicação do questionário de sondagem; oficina sobre as categorias geográficas e recursos didáticos; construção dos recursos; e finalizando com o questionário de avaliação, que possibilitou compreender se e como os alunos assimilaram as categorias geográficas Lugar e Paisagem, bem como a operacionalização delas por intermédio dos recursos didáticos. A análise dos dados permitiu apontar a necessidade de se pensar em metodologias e o uso de recursos alternativos para aperfeiçoar o processo de ensino-aprendizagem. Dentre todos os recursos didáticos utilizados no estudo, o quiz foi o mais bem avaliado pelos alunos em razão de sua dinamicidade. O resultado apontou que os recursos didáticos podem potencializar o ensino de Geografia, mas, para aplicá-los é de extrema importância que o pesquisador/professor conheça antes de tudo as demandas de sua comunidade escolar e a realidade dos atores sociais envolvidos nesse processo para não incorrer na armadilha de realizar dinâmicas sem conteúdo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ian Moura Martins, Universidade Federal do Maranhão

Graduando em Geografia na Universidade Federal do Maranhão, Brasil; membro do Laboratório de Geotecnologias e Análise Espacial e do Grupo de Pesquisa em Pedologia e Edafologia; coordenador e professor de Geografia no cursinho comunitário Gaspar Cutrim, São Luís, Maranhão, Brasil.

Igor Bergamo Anjos Gomes, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil; professor adjunto III do Departamento de Geociência na mesma instituição.

Teresa Cristina Cantanhede Borges, Faculdade do Maranhão

Mestra em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal do Maranhão, Brasil; professora na Faculdade do Maranhão, Brasil.

Audivan Ribeiro Garces Junior, Universidade Federal do Ceará

Doutor em Geografia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil; professor efetivo das redes municipais de educação de São Luís e de São José de Ribamar, São Luís, Maranhão, Brasil.

Citas

ARCHELA, R. S.; GRATÃO, L. H. B.; TROSTDORF, M. A. S. O lugar dos mapas mentais na representação do lugar. Geografia, Londrina, v. 13, n. 1, jan./jun. 2004. Doi: 10.5433/2447-1747.2004V13N1P127. Disponível em: https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6794. Acesso em: 24 mar. 2021.

AZAMBUJA, R. F.; KLUG, A. Q. O conceito de paisagem nos anos finais do ensino fundamental: reflexões sobre a Geografia escolar. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 89-102, jul./dez. 2016. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N13/Art6-v7-n13-Revista-Ensino-Geografia-Azambuja-Klug.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.

BARBOSA, M. E. S. A Geografia na escola: espaço, tempo e possibilidades. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, jan./jun. 2016. Disponível em: http://www.revistaensinogeografia.ig.ufu.br/N12/Art-7-Revista-Ensino-Geografia-v7-n12-Barbosa.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.

BATISTA, J. S.; SILVA JÚNIOR, O. F. Aprender a Geografia com infográficos no Ensino Médio: visualização e conhecimento. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014, Vitória. Anais [...]. Vitória: Associação dos Geógrafos Brasileiros, 2014. Disponível em: http://www.cbg2014.agb.org.br/resources/anais/1/1404091453_ARQUIVO_ArtigoINFOGRAFICOS.pdf. Acesso em: 24 mar. 2021.

BERTRAND, G. Paisagem e Geografia Física Global: um esboço metodológico. Revista RA’ E GA, Curitiba, n. 8, p. 141-152, 2004. Disponível em: https://revistas.ufpr.br/raega/article/view/3389/2718. Acesso em: 24 mar. 2021.

BUZAN, T.; BUZAN, B. The mind map book: how to use radiant thinking to maximize your brain's untapped potential. 2. ed. New York: Plume, 1996.

CENTRO DE INOVAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA (CIEB). Discussões sobre a educação na pandemia geram uma confusão de termos: entenda os diferentes conceitos. São Paulo, 16 de julho de 2020. Disponível em: https://cieb.net.br/glossario/. Acesso em: 24 mar. 2021.

ITABORAHY, N. Z. Uma reflexão sobre a pesquisa participante em Geografia: lugares em construção. Disponível em: https://www.ufjf.br/nugea/files/2010/09/Uma-reflex%C3%A3o-sobre-a-pesquisa-participante-em-Geografia.pdf. Acesso em: 3 fev. 2021.

FARIAS, M. Z.; GIORDANO, C. C. Educação em tempos de pandemia de Covid-19: adaptação ao ensino remoto para crianças e adolescentes. Belo Horizonte: Poisson, 2020. (Série Educar v. 44).

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

MACIEL, A. B. C.; MARINHO, F. D. P. A paisagem no ensino da Geografia: breves reflexões para docentes do Ensino Fundamental II. OKARA: Geografia em debate, João Pessoa, v. 5, n. 1-2, p. 61-71, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/okara/article/view/10768. Acesso em: 15 jan. 2021.

MARANHÃO. Decreto n. 35.672, de 19 de março de 2020. Declara estado de calamidade pública no estado do Maranhão em virtude do aumento do número de infecções pelo vírus H1N1, da existência de casos suspeitos de contaminação pela Covid-19 (COBRADE 1.5.1.1.0 - Doença Infecciosa Viral), bem como da ocorrência de Chuvas Intensas (COBRADE 1.3.2.1.4) nos municípios que especifica.

Disponível em: https://leisestaduais.com.br/ma/decreto-n-35672-2020-maranhao-declara-estado-de-calamidade-publica-no-estado-do-maranhao-em-virtude-do-aumento-do-numero-de-infeccoes-pelo-virus-h1n1-da-existencia-de-casos-suspeitos-de-contaminacao-pela-covid-19-cobrade-1-5-1-1-0-doenca-infecciosa-viral-bem-como-da-ocorrencia-de-chuvas-intensas-cobrade-1-3-2-1-4-nos-municipios-que-especifica. Acesso em: 15 jan. 2021.

MARTINS, E. R. et al. Uso do Kahoot! como ferramenta de aprendizagem. Goiânia, 2018. Disponível em: https://bdigital.ufp.pt/bitstream/10284/6979/1/Slides%20IFG%20Kahoot.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.

MENDES, D. B.; PINOTTI, B. R. O lugar como referência no ensino de Geografia: contribuições do subprojeto “Fazendo Geografia por meio de projetos de trabalho” para a compreensão dos estudantes do ensino médio acerca de sua realidade local na cidade de Presidente Prudente - São Paulo. Revista GeoAtos, Presidente Prudente, v. 1, n. 5, 2017. Doi: 10.35416/geoatos.v1i5.5466.

MENDES, R. A.; SOUSA, E. S.; PEREIRA, A. J. A importância da categoria lugar no ensino de Geografia: um estudo de caso na Escola Estadual Modelo em Araguaína-TO. Revista Tocantinense de Geografia, Araguaína, v. 6, n. 11, set./dez. 2017. Doi: 0.20873/rtg.v6n11p153-169. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/geografia/article/view/3715. Acesso em: 2 mar. 2021.

MIRANDA, P. P. B. Aonde você pensa que vai? Violência, medo e estigmas nas páginas dos jornais populares de São Luís-MA. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA, LUGARES DOS HISTORIADORES: VELHOS E NOVOS DESAFIOS, 18., 2015, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2015. Disponível em: http://www.snh2015.anpuh.org/resources/anais/39/1439851095_ARQUIVO_AONDEVOCEPENSAQUEVAI1.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.

MYANAKI, J. A paisagem no ensino de Geografia: uma estratégia didática a partir da Arte. 2003. Dissertação (Mestrado em Geografia Física) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003. Doi: 10.11606/D.8.2005.tde-03012005-124908. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8135/tde-03012005-124908/pt-br.php. Acesso em: 2 mar. 2021.

PEDROSA, N. L.; ALBUQUERQUE, N. L. S. Análise espacial dos casos de COVID-19 e leitos de terapia intensiva no estado do Ceará, Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, 2020. Doi: 10.1590/1413-81232020256.1.10952020. Disponível em: https://www.cienciaesaudecoletiva.com.br/artigos/analise-espacial-dos-casos-de-covid19-e-leitos-de-terapia-intensiva-no-estado-do-ceara-brasil/17556. Acesso em: 2 mar. 2021.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. Colégio Ariane Maria. São Luís - MA, 2018.

QUIRINO, V. L. Recursos didáticos: fundamentos de utilização. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011. Disponível em: https://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2278. Acesso em: 2 mar. 2021.

RUA, J.; WASZKIAVICUS, F. A.; TANNURI, M. R. P.; PÓVOA NETO, H. Para ensinar Geografia. Rio de Janeiro: Access, 1993.

SILVA, A. S. et al. Leitura imagética: o uso do infográfico nas aulas de Geografia para desenvolver a aprendizagem. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 6., 2019, Fortaleza. Anais [...]. Fortaleza: Realize, 2019. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/artigo/visualizar/60937. Acesso em: 2 mar. 2021.

SILVA, M. S. F.; SILVA, E. G. O Ensino da Geografia e a construção dos conceitos científicos geográficos. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL “EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE”, 6., 2012, São Cristóvão. Anais [...]. São Cristóvão: UFS, 2012. Disponível em: https://ri.ufs.br/bitstream/riufs/10180/7/6.pdf. Acesso em: 2 mar. 2021.

TECHTUDO. Editor grátis tem modelos prontos e cria peças gráficas de forma fácil. São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/canva.html. Acesso em: 2 mar. 2021.

TUAN, Y. F. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. São Paulo: EdUEL, 1983.

VERGES, J. V. G.; VERGES, N. M. Ensino de Geografia com auxílio de jogos online: uma análise sobre o “Kahoot!”. In: ENCONTRO NACIONAL DE PRÁTICA DE ENSINO DE GEOGRAFIA POLÍTICA, LINGUAGENS E TRAJETÓRIAS, 14., 2019, Campinas. Anais [...]. Campinas: Unicamp, 2019. Disponível em: https://ocs.ige.unicamp.br/ojs/anais14enpeg/article/view/3105. Acesso em: 2 mar. 2021.

VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. Os quadrinhos (oficialmente) na escola: dos PCN ao PNBE. In: VERGUEIRO, W.; RAMOS, P. (org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São Paulo: Contexto, 2009.

Publicado

2022-08-29

Cómo citar

MARTINS, I. M.; GOMES, I. B. A.; BORGES, T. C. C.; GARCES JUNIOR, A. R. Recursos didáticos no ensino de Geografia: estratégias para trabalhar as categorias Lugar e Paisagem. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 21, n. 2, p. 373–394, 2022. DOI: 10.14393/REP-2022-62328. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/62328. Acesso em: 21 nov. 2024.