Paulo Freire na EJA

uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59727

Palabras clave:

EJA, Paulo Freire, Emancipação, Oprimidos

Resumen

Este artigo buscou analisar a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com os pressupostos freireanos. Como método para o desenvolvimento deste estudo, valeu-se de pesquisa documental e bibliográfica, a partir de legislações e dados abertos expressos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como referencial teórico, ancorou-se no próprio Paulo Freire e em autores que se dedicam aos estudos da EJA e na crítica ao capitalismo. Verificou-se que a modalidade EJA e as formulações de Paulo Freire estão historicamente implicadas entre si. Concluiu-se que, este ano em que celebramos o centenário de Freire, é um momento no qual todos os sujeitos envolvidos com a EJA devem “esperançar” em um movimento incansável em “ser mais” a favor da emancipação humana e contra a corrente opressora instalada no país.

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Biografía del autor/a

Marcos Vinícius Reis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação de Jovens e Adultos: contextos, sujeitos e práticas (CNPq).

Marcia Soares de Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq).

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Publicado

2021-09-29

Cómo citar

FERNANDES, M. V. R.; ALVARENGA, M. S. de . Paulo Freire na EJA: uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 332–348, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59727. Acesso em: 23 nov. 2024.