Paulo Freire na EJA

uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-59727

Palabras clave:

EJA, Paulo Freire, Emancipação, Oprimidos

Resumen

Este artigo buscou analisar a realidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e sua relação com os pressupostos freireanos. Como método para o desenvolvimento deste estudo, valeu-se de pesquisa documental e bibliográfica, a partir de legislações e dados abertos expressos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Como referencial teórico, ancorou-se no próprio Paulo Freire e em autores que se dedicam aos estudos da EJA e na crítica ao capitalismo. Verificou-se que a modalidade EJA e as formulações de Paulo Freire estão historicamente implicadas entre si. Concluiu-se que, este ano em que celebramos o centenário de Freire, é um momento no qual todos os sujeitos envolvidos com a EJA devem “esperançar” em um movimento incansável em “ser mais” a favor da emancipação humana e contra a corrente opressora instalada no país.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Marcos Vinícius Reis Fernandes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestre em Educação na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; membro do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (CNPq) e do Grupo de Estudos e Pesquisas Educação de Jovens e Adultos: contextos, sujeitos e práticas (CNPq).

Marcia Soares de Alvarenga, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutora em Educação pela  Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil; professora associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; coordenadora do Grupo de Pesquisa e Extensão Políticas Públicas e Educação de Jovens e Adultos Trabalhadores (CNPq) e do Grupo de Pesquisa Vozes da Educação (CNPq).

Citas

ALVARENGA, M. S. de. A educação de jovens e adultos no PNE 2014-2024: entre os ajustes econômicos e os direitos sociais na atual conjuntura de crises no Brasil. Revista Educação e Cultura Contemporânea, Rio de Janeiro, v. 13, n. 33, p. 121-138, dez., 2016. Doi: 10.5935/2238-1279.20160064. Disponível em: http://periodicos.estacio.br/index.php/reeduc/article/view/2434. Acesso em: 9 mar. 2021.

ALVARENGA, M. S. de. Produzir sentidos no currículo ou sobre currículo que produz sentidos para jovens e adultos trabalhadores. Jornal Redes Educativas e Currículos Locais. Rio de Janeiro, v. 21, n. 5, p. 1-2, jun., 2015. Disponível em: http://lab-eduimagem.pro.br/jornais/redes_cvs/anteriores/ano5_ed21/politicas_curriculares.html. Acesso em: 9 mar. 2021.

BRASIL. [Constituição (1934)]. Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil. Rio de Janeiro, 1934.

BRASIL. [Constituição (1988)]. República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Resolução CNE/CEB nº 3, de 21 de novembro de 2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: DF, 2018. Disponível em: https://www.in.gov.br/materia/-/asset_publisher/Kujrw0TZC2Mb/content/id/51281622. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 4.024, de 20 de dezembro de 1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: DF, 1961. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4024.htm. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Brasília, DF, 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 15 maio 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 15 maio de 2021.

CUNHA, L. A. Educação e desenvolvimento social no Brasil. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

DI PIERRO, M. C. Notas sobre a redefinição da identidade e das políticas públicas de educação de jovens e adultos no Brasil. Educação e Sociedade, Campinas, v. 26, n. 92, p. 1115-1139, out. 2005. Doi: 10.1590/S0101-73302005000300018 . Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/mbngdHjkWrYGVX96G7BWNRg/abstract/?lang=pt. Acesso em: 16 abr. 2021.

FERNANDES, F. Capitalismo dependente e classes sociais na América Latina. 3. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1975.

FREIRE, P. A educação na cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora da UNESP, 2000.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1977.

HADDAD, S. Ensino Supletivo no Brasil: o estado da arte. Brasília: INEP, 1987.

IBGE. Pesquisa nacional por amostra de domicílios contínua 2019. Rio de Janeiro, 2020. Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/media/com_mediaibge/arquivos/8ff41004968ad36306430c82eece3173.pdf . Acesso em: 18 abr. 2021.

MORAES, R. C. C. de. Estado, desenvolvimento e globalização. São Paulo: Editora da UNESP, 2006.

PAIVA, V. P. Educação popular e educação de adultos. São Paulo: Edições Loyola, 1973.

REGO, N. R. P. Subalternizadxs-mambembes-insurgentes: práticas-investigativas-transformadoras e a educação popular como perspectivas de trans-form-AÇÃO. 2019. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: http://www.unirio.br/ppgedu/TesePPGEduNoeliaRodrigues.pdf. Acesso em: 11 abr. 2021.

REIS, P. J. F. M. Paulo Freire: análise de uma história de vida. 2012. 198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de São João Del Rei, São João del Rei, 2012. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal-repositorio/File/mestletras/PRINCIPAL/Pollyanna.pdf. Acesso em: 23 abr. 2021.

Publicado

2021-09-29

Cómo citar

FERNANDES, M. V. R.; ALVARENGA, M. S. de . Paulo Freire na EJA: uma pedagogia emancipadora para os esfarrapados do mundo. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 332–348, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-59727. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/59727. Acesso em: 28 sep. 2024.