Nos tempos da repressão

a educação no regime civil-militar e a atuação da Assessoria de Segurança e Informação (ASI) no ensino superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-55434

Palabras clave:

Dispositivo, Regime civil-militar, Educação, Controle, Poder

Resumen

Este artigo possui como objetivo identificar a Assessoria de Segurança e Informação (ASI), órgão criado durante o período do Regime Civil-Militar no Brasil (1964-1985) para fiscalizar os campi universitários, segundo os conceitos apresentados por Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o dispositivo e as relações de poder estabelecidas através deste. No primeiro momento, foi feito o estado de conhecimento para identificar a aderência do objeto no campo de pesquisa. Logo após, refletindo uma contextualização ampla, retoma-se o processo do golpe civil-militar e seus impactos na educação através dos empreendimentos legais possibilitados por ele. Na sequência, foi apresentado um panorama sobre o contexto histórico do período selecionado e do poder exercido pelos militares no interior das universidades neste mesmo recorte. Ao relacionar os autores e a bibliografia referente ao campo da história, a identificação da ASI enquanto um dispositivo utilizado pelos militares se confirma. Sendo a assessoria o dispositivo responsável por manter a ordem no interior das universidades enquanto os militares se mantiveram no poder.

 

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Biografía del autor/a

Thaís Carneiro Carvalho, Universidade Federal de Viçosa

Mestranda em Educação na Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Estudos dos Clássicos Contemporâneos em Educação (GECCE/CNPq/UFV) e do Grupo de Pesquisa Educação, Conhecimento e Processos Educativos (CNPq/UFV).

Caio Corrêa Derossi, Universidade Federal de Viçosa

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Viçosa, Minas Gerais, Brasil; integrante do Grupo de Pesquisa Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE/CNPq/UFV) e do Grupo de Pesquisa Tecnologias, Ciências e Dodiscências (TECIDO/CNPq/UFV).

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Publicado

2021-08-31

Cómo citar

CARVALHO, T. C.; DEROSSI, C. C. Nos tempos da repressão: a educação no regime civil-militar e a atuação da Assessoria de Segurança e Informação (ASI) no ensino superior. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 2, p. 182–205, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-55434. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/55434. Acesso em: 22 jul. 2024.