Nos tempos da repressão
a educação no regime civil-militar e a atuação da Assessoria de Segurança e Informação (ASI) no ensino superior
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55434Palavras-chave:
Dispositivo, Regime civil-militar, Educação, Controle, PoderResumo
Este artigo possui como objetivo identificar a Assessoria de Segurança e Informação (ASI), órgão criado durante o período do Regime Civil-Militar no Brasil (1964-1985) para fiscalizar os campi universitários, segundo os conceitos apresentados por Michel Foucault e Giorgio Agamben sobre o dispositivo e as relações de poder estabelecidas através deste. No primeiro momento, foi feito o estado de conhecimento para identificar a aderência do objeto no campo de pesquisa. Logo após, refletindo uma contextualização ampla, retoma-se o processo do golpe civil-militar e seus impactos na educação através dos empreendimentos legais possibilitados por ele. Na sequência, foi apresentado um panorama sobre o contexto histórico do período selecionado e do poder exercido pelos militares no interior das universidades neste mesmo recorte. Ao relacionar os autores e a bibliografia referente ao campo da história, a identificação da ASI enquanto um dispositivo utilizado pelos militares se confirma. Sendo a assessoria o dispositivo responsável por manter a ordem no interior das universidades enquanto os militares se mantiveram no poder.
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