Documentando as aprendizagens experienciais da docência na/pela relação com estudantes
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-55051Palabras clave:
Aprendizagem experiencial, Docência, Documentação narrativa, Experiências PedagógicasResumen
O relato de experiência emerge de uma prática desenvolvida no ensino de língua portuguesa na Educação Básica. Trata-se de uma experiência com ensino de conjunções desenvolvida em uma escola de ensino regular noturno da cidade de São Paulo. A metodologia ancora-se nas bases epistemológicas da Documentação Narrativa de Experiências Pedagógicas, proposta por Suárez (2007). O dispositivo foi a escrita narrativa, produzida em primeira pessoa, por meio da qual a prática é ao mesmo tempo relatada e refletida, gerando a compreensão da produção de um saber experiencial. O trabalho possibilitou concluir que a aprendizagem experiencial da docência emerge das relações que o professor e os estudantes produzem no tensionamento do ensino que tecem no cotidiano escolar. Documentar a experiência facultou a reflexividade da prática, consagrando-a enquanto um saber experiencial que legitima as aprendizagens da docência que se tecem nas acontecências e nas necessidades de aprendizagem dos estudantes.
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