Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB

contribuições do projeto PET/Conexões

Autores/as

  • Erica Lira Albuquerque de Lima Universidade Federal da Paraíba
  • Ivonaldo Neres Leite Universidade Federal da Paraíba https://orcid.org/0000-0001-7451-968X
  • Tays de Sousa Santos Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2021-54972

Palabras clave:

Projeto PET, Formação docente, Educação de Jovens e Adultos, Educação Popular

Resumen

Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas contribuições que o Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular: Diálogos Universidade-Comunidade tem proporcionado à formação docente dos estudantes de licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (Campus I) desde 2010. Do ponto de vista metodológico, afiliando-se à pesquisa qualitativa, o trabalho é operacionalizado mediante dois procedimentos: incursão bibliográfica e narrativas da experiência vivida no projeto. O trabalho tem em vista algumas referências, como Freire (1996), Calaça (2016), Gadotti (2014), Di Pierro e Haddad (2000), Bonfim e Ventura (2015). Conclusivamente, é assinalado, por exemplo, que o Projeto aporta contribuições, tanto do ponto de vista macro como micro, no sentido de formar educadores críticos e sensíveis à realidade escolar das classes populares, principalmente no que se refere à educação de jovens e adultos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Erica Lira Albuquerque de Lima, Universidade Federal da Paraíba

Mestranda em Educação na Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Ivonaldo Neres Leite, Universidade Federal da Paraíba

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade do Porto, Portugal; estágio pós-doutoral na Universidad de la República, Uruguai; professor associado do Departamento de Educação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Tays de Sousa Santos, Universidade Federal da Paraíba

Mestra em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil. 

Citas

BOMFIM, M. I.; VENTURA, J. Formação de professores e educação de jovens e adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 211-227, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n2/0102-4698-edur-31-02-00211.pdf. Acesso em: 6 jul. 2019.

BRASIL/MEC. Trabalhando com a educação de jovens e adultos: alunas e alunos da EJA. Caderno 1. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf Acesso em: 3 set. 2020.

CALAÇA, S. M. et al. Grupo de estudo do Projeto PET/ Conexões de Saberes e a formação discente nos cursos de licenciatura. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO - ENEX, 16., 2015. Anais [...]. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/XVIENEX/educacao/7.pdf. Acesso em: 8 ago. 2019.

CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no projeto PET/ Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016.

CHAVES, M. E. M. O. et al. Prática educativa, licenciaturas e formação docente na educação de jovens e adultos: contribuições do PET na UFPB. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 27-41.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.

DI PIERRO, M. C.; HADDAD, S. Escolarização de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 14 maio-ago. 2000. Doi: 10.1590/S1413-24782000000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/abstract/?lang=pt.pdf. Acesso em: 6 jul. 2019.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GADOTTI, M. Por uma política nacional de educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna; Fundação Santillana, 2014.

LACET, D. F. da C. R. et al. Jovens de origem popular e o acesso ao ensino superior. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 63-75.

LDBEN. Lei das diretrizes e bases da educação nacional nº 9.394/96. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1996], 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 30 maio 2019.

LEITE, S. A. S..; GAZOLI, D. G. D. Afetividade no processo de alfabetização de jovens e adultos. Revista EJA em debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/977/pdf Acesso em: 3 set. 2020.

LIMA, E. L. A. et al. Contribuições da educação popular: um olhar significativo nos processos de ensino e aprendizagem da EJA. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 4., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36290. Acesso em: 4 set. 2020.

MACHADO, M. G. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola. Brasília, v. 2, n. 2 - 3, p. 161 - 174, jan./dez. 2008. Doi: :10.1234/rde.v2i2/3.133. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133/235. Acesso em: 7 ago 2019.

MARTINS, A. V. L. et al. Um perfil do jovem de origem popular na educação de jovens e adultos e no ensino médio regular nas escolas públicas da Paraíba. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 43-61.

OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, Curitiba, n. 29, 2007. Doi: 10.1590/S0104-40602007000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n29/07.pdf Acesso em: 3 set. 2020.

OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22., 1999. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE12/RBDE12_06_MARTA_KOHL_DE_OLIVEIRA.pdf Acesso em: 04 jul. 2019.

RICHARDSON, R. J. (org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/226198537/01-Richardson-Pesquisa-Social-MCtodos-e-TCcnicas-pdf-PdfCompressor-643562 Acesso em: 1º jul. 2019.

SILVA, J. R. S. ALMEIDA, C. D. GUINDAN, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. RBHCS, Rio Grande, v. 1, n. 1, jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/0. Acesso em: 22 maio 2020.

SILVA, J. S. CALAÇA, S. M. EJA e relação do trabalho: um projeto de pesquisa a partir da prática educativa. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 107-119.

SOARES, L.. O educador de jovens e adultos e a sua formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 83-100, jun. 2008. Doi: 10.1590/S0102-46982008000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/br3HrgNWhwfNKhwFmZ3jNkD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1º jul. 2020.

VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012. Doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/458. Acesso em: 15 maio 2020.

WERTHEIN, J. (org.). Educação de adultos na América Latina. Campinas: Papirus, 1985.

Publicado

2021-05-30

Cómo citar

LIMA, E. L. A. de .; LEITE, I. N.; SANTOS, T. de S. Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB: contribuições do projeto PET/Conexões. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 20, n. 1, p. 77–95, 2021. DOI: 10.14393/REP-2021-54972. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/54972. Acesso em: 24 nov. 2024.