Formação docente para educação de jovens e adultos e educação popular na UFPB
contribuições do projeto PET/Conexões
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-54972Palabras clave:
Projeto PET, Formação docente, Educação de Jovens e Adultos, Educação PopularResumen
Este artigo tem o objetivo de apresentar algumas contribuições que o Projeto PET/Conexões de Saberes Acesso e Permanência de Jovens de Origem Popular: Diálogos Universidade-Comunidade tem proporcionado à formação docente dos estudantes de licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (Campus I) desde 2010. Do ponto de vista metodológico, afiliando-se à pesquisa qualitativa, o trabalho é operacionalizado mediante dois procedimentos: incursão bibliográfica e narrativas da experiência vivida no projeto. O trabalho tem em vista algumas referências, como Freire (1996), Calaça (2016), Gadotti (2014), Di Pierro e Haddad (2000), Bonfim e Ventura (2015). Conclusivamente, é assinalado, por exemplo, que o Projeto aporta contribuições, tanto do ponto de vista macro como micro, no sentido de formar educadores críticos e sensíveis à realidade escolar das classes populares, principalmente no que se refere à educação de jovens e adultos.
Descargas
Citas
BOMFIM, M. I.; VENTURA, J. Formação de professores e educação de jovens e adultos: o formal e o real nas licenciaturas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 3, n. 2, p. 211-227, abr./jun. 2015. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/edur/v31n2/0102-4698-edur-31-02-00211.pdf. Acesso em: 6 jul. 2019.
BRASIL/MEC. Trabalhando com a educação de jovens e adultos: alunas e alunos da EJA. Caderno 1. Brasília, 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/eja_caderno1.pdf Acesso em: 3 set. 2020.
CALAÇA, S. M. et al. Grupo de estudo do Projeto PET/ Conexões de Saberes e a formação discente nos cursos de licenciatura. In: ENCONTRO DE EXTENSÃO - ENEX, 16., 2015. Anais [...]. Disponível em: http://www.prac.ufpb.br/anais/XVIENEX/educacao/7.pdf. Acesso em: 8 ago. 2019.
CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no projeto PET/ Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016.
CHAVES, M. E. M. O. et al. Prática educativa, licenciaturas e formação docente na educação de jovens e adultos: contribuições do PET na UFPB. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 27-41.
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2006.
DI PIERRO, M. C.; HADDAD, S. Escolarização de jovens e adultos. Rev. Bras. Educ., Rio de Janeiro, n. 14 maio-ago. 2000. Doi: 10.1590/S1413-24782000000200007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/YK8DJk85m4BrKJqzHTGm8zD/abstract/?lang=pt.pdf. Acesso em: 6 jul. 2019.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GADOTTI, M. Por uma política nacional de educação popular de jovens e adultos. São Paulo: Moderna; Fundação Santillana, 2014.
LACET, D. F. da C. R. et al. Jovens de origem popular e o acesso ao ensino superior. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 63-75.
LDBEN. Lei das diretrizes e bases da educação nacional nº 9.394/96. Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos, [1996], 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm Acesso em: 30 maio 2019.
LEITE, S. A. S..; GAZOLI, D. G. D. Afetividade no processo de alfabetização de jovens e adultos. Revista EJA em debate, Florianópolis, v. 1, n. 1, nov. 2012. Disponível em: https://periodicos.ifsc.edu.br/index.php/EJA/article/view/977/pdf Acesso em: 3 set. 2020.
LIMA, E. L. A. et al. Contribuições da educação popular: um olhar significativo nos processos de ensino e aprendizagem da EJA. In: CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – CONEDU, 4., 2017, Campina Grande. Anais [...]. Campina Grande: Realize Editora, 2017. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/36290. Acesso em: 4 set. 2020.
MACHADO, M. G. Formação de professores para EJA: uma perspectiva de mudança. Retratos da Escola. Brasília, v. 2, n. 2 - 3, p. 161 - 174, jan./dez. 2008. Doi: :10.1234/rde.v2i2/3.133. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/133/235. Acesso em: 7 ago 2019.
MARTINS, A. V. L. et al. Um perfil do jovem de origem popular na educação de jovens e adultos e no ensino médio regular nas escolas públicas da Paraíba. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 43-61.
OLIVEIRA, I. B. Reflexões acerca da organização curricular e das práticas pedagógicas na EJA. Educar, Curitiba, n. 29, 2007. Doi: 10.1590/S0104-40602007000100007. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/er/n29/07.pdf Acesso em: 3 set. 2020.
OLIVEIRA, M. K. Jovens e adultos como sujeitos de conhecimento e aprendizagem. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 22., 1999. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE12/RBDE12_06_MARTA_KOHL_DE_OLIVEIRA.pdf Acesso em: 04 jul. 2019.
RICHARDSON, R. J. (org.). Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2012. Disponível em: https://pt.scribd.com/doc/226198537/01-Richardson-Pesquisa-Social-MCtodos-e-TCcnicas-pdf-PdfCompressor-643562 Acesso em: 1º jul. 2019.
SILVA, J. R. S. ALMEIDA, C. D. GUINDAN, J. F. Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas. RBHCS, Rio Grande, v. 1, n. 1, jan./jun. 2009. Disponível em: https://periodicos.furg.br/rbhcs/article/view/10351/0. Acesso em: 22 maio 2020.
SILVA, J. S. CALAÇA, S. M. EJA e relação do trabalho: um projeto de pesquisa a partir da prática educativa. In: CALAÇA, S. M. (org.). Juventude de origem popular, educação de jovens e adultos e ensino médio no PET/Conexões de Saberes. João Pessoa: Ideia, 2016. p. 107-119.
SOARES, L.. O educador de jovens e adultos e a sua formação. Educação em Revista, Belo Horizonte, n. 47, p. 83-100, jun. 2008. Doi: 10.1590/S0102-46982008000100005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/br3HrgNWhwfNKhwFmZ3jNkD/abstract/?lang=pt. Acesso em: 1º jul. 2020.
VENTURA, J. A EJA e os desafios da formação docente nas licenciaturas. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 21, n. 37, p. 71-82, jan./jun. 2012. Doi: 10.21879/faeeba2358-0194.2012.v21.n37.p%p. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/faeeba/article/view/458. Acesso em: 15 maio 2020.
WERTHEIN, J. (org.). Educação de adultos na América Latina. Campinas: Papirus, 1985.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.