Narrativas dos docentes acerca dos desafios e estratégias de enfrentamento das dificuldades no exercício da profissão
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2021-53761Palabras clave:
Desafios, Enfrentamentos das dificuldades, História oral, Profissão docenteResumen
Este trabalho tem como objetivo narrar as vivências de docentes no exercício da profissão em uma Escola Municipal de Palmas-TO. Destarte, pretendemos relatar dados referentes à profissão, como a escolha, a satisfação e atualização profissional, os desafios e as dificuldades, além de apresentar características resilientes desenvolvidas no âmbito escolar. A metodologia usada foi História Oral Temática. Diante das narrativas das docentes participantes deste trabalho, percebe-se que a escolha da profissão se deu inicialmente por falta de outras opções, mas no decorrer do curso se identificaram e demonstraram que gostam da profissão e se dedicam a ela, apesar de destacarem fatores que podem ser melhorados no contexto escolar, tais como: acreditam que a profissão deveria ser mais valorizada; deve haver envolvimento dos pais na vida escolar dos filhos; a carga horária é excessiva; há indisciplina e desinteresse por parte dos alunos. Nesse caminho, entre os desafios e os enfrentamentos das dificuldades com planejamento e apoio de toda a equipe escolar, a resiliência é primordial para superação das adversidades e a capacidade de se manterem íntegros, proativos fortalecendo o desempenho das atividades profissionais com competência, conhecimento, dedicação, entusiasmo e amor.
Descargas
Citas
ALBERTI, V. Manual da historia oral. 2. ed. Rio de Janeiro: FVG, 2005.
ALTET, M. As competências do professor profissional: entre conhecimentos, esquemas de ação e adaptação, saber analisar. In: PERRENOUD, F. et al. Formando professores profissionais: Quais estratégias? Quais competências? Porto Alegre: Artmed,
p. 23-35.
ANASTASIOU, L. G. C. Didática e formação de professores para o ensino superior. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R; LIMONTA, S. V. Qualidade na escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América: Kelps, 2013. p. 149-172.
CUNHA, M. I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. In: MOROSIN, M. C. (org.) Professor do ensino superior: identidade, docência e formação. Brasília: Plano, 2001. p. 45-52.
CYRULNIK, B. Os patinhos feios. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
DELORS, J. et al. Educação: um tesouro a descobrir. Tradução de José Carlos Eufrázio. Revisão de Maria de Lourdes de Almeida e Eliana Martins. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, MEC, 1998.
EVANGELISTA, O. Qualidade da educação pública: Estado e organismo multilaterais. In: LIBÂNEO, J. C.; SUANNO, M. V. R; LIMONTA, S. V. Qualidade na escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América: Kelps, 2013. p. 13-45.
FRANKL, V. E. Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração. 2. ed. Petropólis-RJ: Vozes, 1991.
KALOUSTIAN, S. M. (org.) Família brasileira, a base de tudo. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
LEAL, A. L.; RUHR, F.; POLICARPO JUNIOR, J. Resiliência e espiritualidade: algumas implicações para a formação humana. Conjectura: Filosofia e Educação, Caxias do Sul, v. 15, n. 1, p. 11-24, jan./abr. 2010. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/revistas/index.php/conjectura/article/view/173. Acesso em: 15 fev. 2020.
MORENO, V. C. Entrevista concedida a J. S. C. R. Palmas (TO), em 21 de novembro de 2016.
MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. ALMEIDA, Maria da Conceição de; CARVALHO, Edgard de Assis (org.). Tradução de Edgar de Assis Carvalho. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
MORIN, E. Os sete saberes necessários a educação do futuro. Tradução de Catarina Eleonora F. da Silva e Jeanne Sawaya. Revisão Técnica de Edgard de Assis Carvalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
NERES, E. de S. P. Entrevista concedida a J. S. C. R. Palmas (TO), em 21 de novembro de 2016.
NÓVOA, A. Profissão professor. 2 ed. Porto: Porto, 1999.
NÓVOA, A. Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
OLIVEIRA, L. M. Trabalho docente e mudanças curriculares: um estudo sobre a rede municipal de Belo Horizonte. 2013. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2013.
PIMENTA, S. G. Políticas públicas, diretrizes e necessidades da educação básica e formação de professores. In: LIBÂNEO, J.,C; SUANNO, M.V. R; LIMONTA, S. V. Qualidade na escola pública: políticas educacionais, didática e formação de professores. Goiânia: Ceped Publicações; Gráfica e Editora América: Kelps, 2013. p. 91-106.
PENIN, S. T. S. Profissionalidade: o embate entre o concebido e o vivido. In: ENCONTRO NACIONAL DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO (ENDIPE), 14., 2008, Porto Alegre: Anais [...]. Porto Alegre: UNISINOS, 2008.
POLETTI, R.; DOBBS, B. A resiliência: a arte de dar a volta por cima. Petrópolis: Vozes, 2007.
PRODANOV, C. C; FREITAS E. C. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SELLA, C. A. Retrato de um profissional em crise: os docentes em tempos de mudança. 2006. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, 2006.
SILVA, S. L. Entrevista concedida a J. S. C. R. Palmas (TO), em 21 de novembro de 2016.
SOARES, D.H.P. A escolha profissional: do jovem ao adulto. 3. ed. São Paulo: Summus Editorial, 2002.
SUANNO, M. V. R; SILVA. C. C. Resiliência, Adversidade Criadora e Educação. In: SUANNO, M. V. R; DITTRICH, M.G; MAURA, M. A. (org.). Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/ América, 2013. p. 43-57.
SUANNO, J. H. Adversidade, resiliência e criatividade: uma articulação oportuna? In: SUANNO, M. V. R; DITTRICH, M. G; MAURA, M. A. (org.) Resiliência, criatividade e inovação: potencialidades transdisciplinares na educação. Goiânia: UEG/América, 2013. p. 31-42.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. 2. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Tradução de Francisco Pereira. 17. ed. Petrópolis-RJ: Vozes, 2014.
TAVARES, J. (org.). Resiliência e educação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2001.
TORRE, S. La adversidad esconde um tesoro, outra manera de ver la adversidad y la vida. El Ejido (Espanha): Círculo Rojo, 2011.
TORRE, S. Adversidad creadora: teoria e prática del rescate de potencialidades latentes. Encuentros Multidisplinares, Madrid, v. 11, n. 31, p. 6-20, abr. 2009.
THOMPSON, P. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
ZWIEREWICZ, M. Trabajar com emócion y valores para fortalecer la resiliencia en la escuela. In: TORRE, S.; PUJOL, M. A. Educar con otra conciencia: uma mirada ecoformadora y creativa de la enseñanza. Barcelona: Davinci Continental, 2009.
ZWIEREWICZ, M. Trabajar com emócion y valores para fortalecer la resiliência em la escuela. In: TORRE, S.; PUJOL, M.A. Educar con o otra conciencia. Uma mirada ecoformadora y creativa de la enseñanza. Barcelona: Davinci Continental, 2009.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.