Desenvolvimento de ferramenta de educação alimentar e nutricional

uma construção interdisciplinar e interprofissional

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53184

Palabras clave:

Atenção Primária à Saúde, Educação alimentar e nutricional, Práticas interdisciplinares, Educação interprofissional, Educação em saúde.

Resumen

Diante do contexto de retrocesso e de descaracterização do Sistema Único de Saúde (SUS) é fundamental manter os esforços de efetivação dos princípios desenvolvendo práticas sustentadas no provimento de atenção à saúde justa. O objetivo deste estudo foi relatar a experiência de desenvolvimento da ferramenta de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) denominada “Flor da escolha alimentar”. A Flor foi construída de forma interdisciplinar e interprofissional, a partir do trabalho de residentes em saúde da família, tutoras e preceptoras do programa de residência, profissionais servidoras da atenção primária à saúde e usuários do SUS. A ferramenta é o desenho de uma flor com seis pétalas de preenchimento individual para autoconhecimento e disparadora de discussões por meio dos temas: Acesso físico aos alimentos; Interferência da indústria na escolha alimentar; Influência do padrão de beleza; Impacto do tempo para alimentação; Respeito às preferências alimentares; e Impacto da renda na escolha alimentar. Tem como bases de discussão a promoção da alimentação adequada e saudável, os determinantes sociais da saúde e o distanciamento de posturas prescritivas e culpabilizantes. A divulgação do instrumento de EAN possibilita seu uso quando adaptado para diferentes realidades contribuindo com ações para o fortalecimento do SUS.

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Biografía del autor/a

Alyne Silveira Pereira, Universidade Federal de Santa Catarina

Especialista em Residência Multiprofissional em Saúde da Família pela Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Janaina das Neves, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; professora associada III da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; coordenadora do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar; membro da Rede de Fortalecimento em Segurança Alimentar e Nutricional.

Eliana Elisabeth Diehl, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz, Brasil, com estágio pós-doutoral na Universidad Rovira i Virgili, Espanha; professora titular do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Cláudia Soar, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Centro de Ciêncas da Saúde da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

Citas

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

PEREIRA, A. S.; NEVES, J. das; DIEHL, E. E.; SOAR, C. Desenvolvimento de ferramenta de educação alimentar e nutricional: uma construção interdisciplinar e interprofissional. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 176–191, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53184. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53184. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência