Ancestralidade e produção de saúde na comunidade indígena Xokós, Sergipe

a educação popular como proposta de formação pelo diálogo intercultural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53173

Palabras clave:

População indígena, Mediação intercultural, Origem étnica e saúde

Resumen

O presente artigo advém de uma vivência realizada por uma turma do Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde (EdpopSUS) do município de Lagarto-SE, com a comunidade indígena Xokós, alocada na terra Caiçara, às margens do Rio São Francisco, em Porto da Folha-SE. Objetiva relatar a vivência dos educandos do curso com a comunidade enquanto proposta de diálogo intercultural para a construção de saberes e a valorização dos modos de vida tradicionais. Para tanto, está centralizado na problematização dessa vivência, por meio do olhar da decolonialidade e da interculturalidade propostas pela Educação Popular em Saúde no encontro com a história e ancestralidade, trabalho e cultura, e modos de vida e produção de saúde, elementos vistos enquanto potentes expressões ancestrais do povo Xokó. Dessa forma, o diálogo proposto reafirma a vida e história desse povo ao passo em que se propõe a reorientar as práticas de saúde dos educandos do EdpopSUS.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Sergipe

Graduando em Fisioterapia na Universidade Federal de Sergipe, Campus Lagarto, Brasil.

Ricardo Cardoso dos Santos, Universidade Federal de Bahia

Residente em Saúde Coletiva (Planejamento e Gestão em Saúde) pela Secretaria Estadual de Saúde da Bahia e Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia, Brasil.

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Publicado

2020-07-13

Cómo citar

SANTOS, R. C. dos; SANTOS, R. C. dos. Ancestralidade e produção de saúde na comunidade indígena Xokós, Sergipe: a educação popular como proposta de formação pelo diálogo intercultural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 160–175, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53173. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53173. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência