Acesso e permanência no ensino médio

desafios da juventude camponesa

Autores/as

  • Keylla Rejane Almeida Melo Universidade Federal do Piauí
  • Letícia Alves Pereira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53089

Palabras clave:

Educação do Campo, Direito à educação, Políticas públicas, Transporte escolar

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as dificuldades de acesso e permanência de jovens do campo no ensino médio do município de Milton Brandão, Piauí, a partir da perspectiva dos estudantes. Partiu-se do seguinte problema: quais os desafios apontados por jovens residentes no campo do município para seu acesso e permanência na escola durante o Ensino Médio? Selecionou-se, como campo empírico da investigação, uma escola do município e, como sujeitos, três ex-funcionários da escola, 26 estudantes do 9º ano e 25 jovens que cursam o ensino médio, residentes em comunidades vizinhas à escola. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da Educação do Campo, configura-se como descritiva, de natureza qualitativa, e teve como procedimentos de produção de dados entrevista estruturada, questionário e Círculo de Cultura. Os resultados do estudo evidenciaram a fragilidade na instituição de políticas públicas e no cumprimento das leis educacionais pelos gestores públicos, provocando problemas como evasão, êxodo rural e falta de perspectivas dos jovens em relação ao futuro. Conclui-se que é importante insistir na formação crítica e política dessa juventude, para tomada de consciência sobre a realidade que os oprime, de modo a buscar formas de enfrentamento.

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Biografía del autor/a

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora do Centro de Ciências em Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Teresina, Brasil.

Letícia Alves Pereira, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí, Brasil.

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Publicado

2020-11-23

Cómo citar

MELO, K. R. A.; PEREIRA, L. A. . Acesso e permanência no ensino médio: desafios da juventude camponesa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 99–121, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53089. Acesso em: 2 oct. 2024.