Acesso e permanência no ensino médio

desafios da juventude camponesa

Autores

  • Keylla Rejane Almeida Melo Universidade Federal do Piauí
  • Letícia Alves Pereira Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53089

Palavras-chave:

Educação do Campo, Direito à educação, Políticas públicas, Transporte escolar

Resumo

Este trabalho apresenta resultados de pesquisa realizada com o objetivo de analisar as dificuldades de acesso e permanência de jovens do campo no ensino médio do município de Milton Brandão, Piauí, a partir da perspectiva dos estudantes. Partiu-se do seguinte problema: quais os desafios apontados por jovens residentes no campo do município para seu acesso e permanência na escola durante o Ensino Médio? Selecionou-se, como campo empírico da investigação, uma escola do município e, como sujeitos, três ex-funcionários da escola, 26 estudantes do 9º ano e 25 jovens que cursam o ensino médio, residentes em comunidades vizinhas à escola. A pesquisa, fundamentada em pressupostos da Educação do Campo, configura-se como descritiva, de natureza qualitativa, e teve como procedimentos de produção de dados entrevista estruturada, questionário e Círculo de Cultura. Os resultados do estudo evidenciaram a fragilidade na instituição de políticas públicas e no cumprimento das leis educacionais pelos gestores públicos, provocando problemas como evasão, êxodo rural e falta de perspectivas dos jovens em relação ao futuro. Conclui-se que é importante insistir na formação crítica e política dessa juventude, para tomada de consciência sobre a realidade que os oprime, de modo a buscar formas de enfrentamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Keylla Rejane Almeida Melo, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil; professora do Centro de Ciências em Educação da Universidade Federal do Piauí, Campus Teresina, Brasil.

Letícia Alves Pereira, Universidade Federal do Piauí

Graduada em Educação do Campo pela Universidade Federal do Piauí, Brasil.

Referências

ARROYO, M. G.; CALDART, R. S.; MOLINA, M. C. Por uma educação do campo. 4. ed. RJ, Petrópolis: Vozes, 2009.

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Educação do campo: marcos normativos. Brasília: SECADI, 2012.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

CALDART, R. S. Educação do campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão Popular, 2012.

CASTRO, E. G. Juventude do campo. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da Educação do Campo. São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio; Expressão popular, 2012.

COSTA, A. C. G. Protagonismo juvenil: adolescência, educação e participação. Salvador: Fundação Odebrecht, 2000.

CZEKAILO, C. M. P.; QUADROS, E. A. Os desafios da escola pública paranaense na perspectiva do professor PDE. Paraná: SEE, 2013.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 14. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1983.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 24. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e terra, 1992.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

HENTZ, P. O currículo no Brasil. Ensino em Re-vista, Uberlândia, v. 7, p. 47-56, 1998.

LOPES, M. D. O trabalho docente em escolas do campo: condições estruturais e pedagógicas de uma escola de acampamento no município de Açailândia-MA. Monografia (Especialização em Educação do Campo) – Universidade Estadual do Maranhão, São Luís, 2011. [1 CD-ROM].

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1999.

MIGUEL, F. V. C. A entrevista como instrumento para investigação em pesquisas qualitativas no campo da linguística aplicada. Revista Odisseia, Natal, n. 5, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufrn.br/odisseia/article/view/2029. Acesso em: 14 abr. 2020.

MOTA, F. P.; VASCONCELOS, I. F. G. Teoria geral da administração: teorias sobre motivação e liderança: da administração de recursos humanos à gestão de pessoas. São Paulo: Pioneira, 2004.

SANTOS, D. R. B. Para além das cotas: a permanência de estudantes negros no ensino superior como política de ação afirmativa. 2009. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

WEISHEIMER, N. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes: Brasília, MDA/NEAD, 2005.

Downloads

Publicado

23-11-2020

Como Citar

MELO, K. R. A.; PEREIRA, L. A. . Acesso e permanência no ensino médio: desafios da juventude camponesa. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 3, p. 99–121, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53089. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53089. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais