Inquietações, provocações, reflexões, acolhida e encontro promovido pela educação popular e o serviço social: um diálogo com Oscar Jara

um diálogo com Oscar Jara

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-53044

Palabras clave:

Educação Popular, Serviço Social, Transformação social, Conscientização

Resumen

As inquietações das reflexões que constituíram a entrevista advieram dos desafios interpostos na relação entre educação popular e serviço social, levando em conta que esta é uma das profissões da área da saúde e que a primeira tem sido relegada após o movimento de reconceituação, no anos de 1980, que marca a aproximação e, logo em seguida, um afastamento entre ambos. Nesse sentido, a partir do contato com Oscar Jara buscou-se problematizar algumas questões que são centrais para esse debate.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabricio Gobetti Leonardi, Universidade Federal de São Paulo

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, Brasil; assistente social na mesma instituição, onde coordena o Centro de Educação em Direitos Humanos e o Setor de Saúde do Estudante da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis.

Raiane Patrícia Severino Assumpção, Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São Paulo, Brasil; professora adjunta IV da Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista, Brasil; pró-reitora de Extensão e Cultura na mesma instituição; líder do Grupo de Pesquisa e Extensão em Violência do Estado, Direitos Humanos e Educação Popular; membro do Centro de Educação em Direitos Humanos.

Citas

DURIGUETTO, M. L.; BALDI, L. A. P. Serviço social, mobilização e organização popular: uma sistematização do debate contemporâneo. Katálysis, Florianópolis, v. 15, n. 2, p. 193-202, 2012. Doi: 10.1590/S1414-49802012000200005.

GADOTTI, M. Educação popular, educação social, educação comunitária: conceitos e práticas diversas, cimentadas por uma causa comum. Diálogos, Taguatinga, v. 18, n. 1, p. 10–32, 2012. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RDL/article/view/3909/2386. Acesso em: 15 nov. 2019.

LEONARDI, F.; ASSUMPÇÃO, R. Educação popular na universidade: uma construção a partir das contradições, reflexões e vivências a partir do PET Educação Popular da Unifesp-Baixada Santista. e-Curriculum, v. 14, n. 2, p. 437-462, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/curriculum/article/view/27448. Acesso em: 15 nov. 2019.

NETTO, J. P. Ditadura e serviço social: uma análise do serviço social no Brasil pós¬ 64. São Paulo: Cortez, 1991.

Publicado

2020-07-13

Cómo citar

LEONARDI, F. G.; ASSUMPÇÃO, R. P. S. . Inquietações, provocações, reflexões, acolhida e encontro promovido pela educação popular e o serviço social: um diálogo com Oscar Jara: um diálogo com Oscar Jara. Revista de Educação Popular, Uberlândia, p. 242–258, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-53044. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/53044. Acesso em: 24 nov. 2024.