A Pedagogia da Autonomia e o ensino de Matemática

Autores/as

  • Jocinéia Medeiros Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcos Lübeck Universidade Estadual do Oeste do Paraná https://orcid.org/0000-0001-6787-7083
  • Graciela Siegloch Lins Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Luiz Andretti Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-52201

Palabras clave:

Impostos, Ensino, Matemática, Paulo Freire, Prática educativa

Resumen

Por ser comum ouvir comentários negativos relacionados à Matemática é que se torna essencial a busca por processos de ensino e aprendizagem que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares, de maneira a mudar esses juízos e a proporcionar aos educandos desenvolverem mais gosto por essa disciplina. Nesse aspecto, os conhecimentos sobre os saberes necessários à prática educativa, do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, contribuem para um pensar, no caso da Matemática, mais humanizado, ou seja, em uma Matemática contextualizada dentro da realidade vivida pelos educandos. Dessa forma, este texto tem por finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade matemática, utilizando a teoria desse pensador com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Foz do Iguaçu, Paraná. Seu tema envolveu o cálculo de impostos embutidos numa compra de supermercado e a metodologia usada seguiu preceitos da pesquisa-ação. Este trabalho mostrou-se bastante relevante por apresentar uma compreensão de que é muito importante vincular os conteúdos matemáticos curriculares com a realidade do educando e por problematizar esses conteúdos nas suas relações sociais, políticas e econômicas, e assim desenvolver a consciência crítica dos envolvidos sobre a sua presença no mundo.

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Biografía del autor/a

Jocinéia Medeiros, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil; assistente em administração na Universidade Federal da Integração Latino-americana, Paraná, Brasil.

Marcos Lübeck, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus Rio Claro, São Paulo, Brasil; professor adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Brasil.

Graciela Siegloch Lins, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestra em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus Foz do Iguaçu, Brasil; professora da rede estadual de educação de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

Fernando Luiz Andretti, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná, campus Foz do Iguaçu; professor da rede municipal de educação de Foz do Iguaçu, Paraná, Brasil.

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Publicado

2020-09-01

Cómo citar

MEDEIROS, J.; LÜBECK, M.; LINS, G. . S.; ANDRETTI, F. L. . A Pedagogia da Autonomia e o ensino de Matemática. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 258–274, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-52201. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/52201. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência