A Pedagogia da Autonomia e o ensino de Matemática
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-52201Palabras clave:
Impostos, Ensino, Matemática, Paulo Freire, Prática educativaResumen
Por ser comum ouvir comentários negativos relacionados à Matemática é que se torna essencial a busca por processos de ensino e aprendizagem que deem sentido aos conteúdos matemáticos curriculares, de maneira a mudar esses juízos e a proporcionar aos educandos desenvolverem mais gosto por essa disciplina. Nesse aspecto, os conhecimentos sobre os saberes necessários à prática educativa, do livro Pedagogia da Autonomia de Paulo Freire, contribuem para um pensar, no caso da Matemática, mais humanizado, ou seja, em uma Matemática contextualizada dentro da realidade vivida pelos educandos. Dessa forma, este texto tem por finalidade apresentar um relato de experiência de uma atividade matemática, utilizando a teoria desse pensador com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola municipal de Foz do Iguaçu, Paraná. Seu tema envolveu o cálculo de impostos embutidos numa compra de supermercado e a metodologia usada seguiu preceitos da pesquisa-ação. Este trabalho mostrou-se bastante relevante por apresentar uma compreensão de que é muito importante vincular os conteúdos matemáticos curriculares com a realidade do educando e por problematizar esses conteúdos nas suas relações sociais, políticas e econômicas, e assim desenvolver a consciência crítica dos envolvidos sobre a sua presença no mundo.
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