As relações entre pedagogia social, educação social e educação popular no Brasil
saberesfazeres de resistência, produzindo subjetividades resilientes
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2020-50913Palabras clave:
Pedagogia Social, Educação social, Educador social, Processos educativos, Educação popularResumen
O objetivo deste artigo é descrever compreensivamente as relações entre a pedagogia social, educação social e a educação popular, pontuando as afinidades entre estes saberesfazeres, seus imbricamentos e a formação dos educadores sociais diante deles. Foi adotada como perspectiva metodológica a fenomenologia associada à pesquisa bibliográfica e histórica. A vocação histórica do homem é “ser sujeito” de si junto com o outro no mundo, e o educador social como sujeito que é na sua cotidianidade profissional, produz resistência para ser e levar ao outro (educando) a também existir-se assim. A pedagogia social imbricada com a educação social e a educação popular, afirmando suas diferenças, mas sem estranhamentos conceituais ou ideológicos seria enfim um “inédito viável, um acreditar em um outro possível processo educativo e civilizatório que, na verdade, já ocorre nas margens de diversas periferias brasileiras.
Descargas
Citas
BOS, A. Desafios para uma pedagogia social. São Paulo, SP: Antroposófica, 1986.
CABANAS, J. M. Q. Antecedentes históricos de la educación social. In: PETRUS, A. (org.). Pedagogia social. Espanha: Ariel, 1997. p. 68-91.
CARRERAS, J. S. La construcción de la pedagogía social: algunas vias de aproximación. In PETRUS, A. (org.). Pedagogia social. Espanha: Ariel, 1997. p. 40-67.
DUSSEL, E. Ética de la liberación en la edad de la globalización y de la exclusión. Madrid: Trotta, 1998.
FORGHIERI, Y. C. Psicologia fenomenológica: fundamentos, método e pesquisas. São Paulo: Pioneira; Cengage, 2001.
FREIRE, A. M. A. Inédito viável. In: STRECK, D. R.; REDIN, E.; ZITKOSKI, J. J. (org.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 223-226.
FREIRE, P. Conscientização; teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. São Paulo: Moraes, 1980.
FREIRE, P. Educadores de rua: uma abordagem crítica: alternativas de atendimento aos meninos de rua. Bogotá: Unicef, 1989. (Série Metodológica).
FREIRE, P. Pedagogia da esperança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: UNESP, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 11. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
LIMA, J. F. L. de. Pestalozzi: o Romantismo e o nascimento da Pedagogia Social. Ciências & Letras, Porto Alegre, n. 47, p. 123-135, jan./jun. 2010. Disponível em: http://seer1.fapa.com.br/index.php/arquivos. Acesso em: 21 jun. 2019.
MACHADO, E. M. Pedagogia social no Brasil: políticas, teorias e práticas em construção. In: CONGRESSO EDUCERE, 11., ENCONTRO BRASILEIRO DE PSICOPEDAGOGIA, 3., 2009. Anais [...]. 2009. Disponível em: http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/PAL010.pdf. Acesso em: 7 mar. 2018.
MONTAÑO, C. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. Cortez: São Paulo, 2005.
MORAES, C. A. de. Pedagogia social comunidade e formação de educadores: na busca do saber sócio-educativo. Disponível em: http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-autorias/artigos/pedagogia-social.pdf. Acesso em: 1º jan. 2019.
MOTA NETO, J. C. da; OLIVEIRA, I. A. D. E. Contribuições da educação popular à pedagogia social. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 21-35, set.-dez. 2018. Doi: 10.14393/REP-v16n32017-art02.
PINEL, H. Apenas dois rapazes & uma pedagogia social; cinema, existencialismo e educação a partir de “Brokeback Mountain” de Ang Lee. Vitória: Produção Experimental, 2005.
PINEL, H. Pedagogia social: subsídios a partir do “cinema, educação & inclusão”. Vitória: Edição do Autor, 2011.
PINEL, H.; PAIVA, J. S. de. Educação social/pedagogia social: uma história dos saberesfazeres de resistência e produção de subjetividades resilientes. In: FERREIRA, V. A. (org.). Pedagogia social: lugar de (re)existência. Curitiba: CRV, 2019.
QUINTANA, J. M. Pedagogía social. Madrid: Dykinson, 1988.
RAMOS, L. M. P. de C. Educação de rua: o que é, o que faz, o que pretende. Rio de Janeiro. Amais, 1999.
RIBAS MACHADO, E. A constituição da pedagogia social no contexto educacional brasileiro. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2010.
RIBAS MACHADO, E. O desenvolvimento da pedagogia social sob a perspectiva comparada: o estágio atual no Brasil e na Espanha. 2014. 296 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.
TRILLA, J. La educacion fuera de la escuela: ambitos no formales y educación social. Barcelona: Ariel, 1996.
TRILLA, J.; PETRUS, A.; ROMANS, M. Profissão educador social. Porto Alegre: Artmed, 2003.
VOLPI, M. Sem liberdade, sem direitos: a privação da liberdade na percepção do
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.