As relações entre pedagogia social, educação social e educação popular no Brasil

saberesfazeres de resistência, produzindo subjetividades resilientes

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2020-50913

Palabras clave:

Pedagogia Social, Educação social, Educador social, Processos educativos, Educação popular

Resumen

O objetivo deste artigo é descrever compreensivamente as relações entre a pedagogia social, educação social e a educação popular, pontuando as afinidades entre estes saberesfazeres, seus imbricamentos e a formação dos educadores sociais diante deles. Foi adotada como perspectiva metodológica a fenomenologia associada à pesquisa bibliográfica e histórica. A vocação histórica do homem é “ser sujeito” de si junto com o outro no mundo, e o educador social como sujeito que é na sua cotidianidade profissional, produz resistência para ser e levar ao outro (educando) a também existir-se assim. A pedagogia social imbricada com a educação social e a educação popular, afirmando suas diferenças, mas sem estranhamentos conceituais ou ideológicos seria enfim um “inédito viável, um acreditar em um outro possível processo educativo e civilizatório que, na verdade, já ocorre nas margens de diversas periferias brasileiras.

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Biografía del autor/a

Rodrigo Bravin, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor MAPB da Secretaria de Educação do Espírito Santo, Brasil. 

Jacyara Silva de Paiva, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo,  Brasil, com estágio sanduíche na Universidade de São Paulo, Brasil; professora adjunta do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Hiran, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Brasil; com estágio pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil; professor titula da Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; Coordenador do Grupo de Fenomenologia, Educação (Especial) & Inclusão (GRUFEI-UFES).

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Publicado

2020-09-01

Cómo citar

BRAVIN, R.; PAIVA, J. S. de; HIRAN. As relações entre pedagogia social, educação social e educação popular no Brasil: saberesfazeres de resistência, produzindo subjetividades resilientes. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 19, n. 2, p. 4–24, 2020. DOI: 10.14393/REP-2020-50913. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/50913. Acesso em: 21 nov. 2024.