Formação educacional fora da trilha

com a palavra, um sujeito do campo e as suas memórias

Autores/as

  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-v18n32019-48498

Palabras clave:

História de vida, Meio rural, Desenvolvimento educacional, Economia popular e solidária, Agricultura familiar

Resumen

Este trabalho contempla uma narrativa sobre a história de vida, formação e profissão de um ex-morador da zona rural, no semiárido baiano, considerado como caso de “sucesso” no que concerne à sua carreira acadêmico/profissional. Trata-se da história de um personagem/sujeito advindo do meio rural, onde nasceu, cresceu e vivenciou os primeiros anos (Ensino Fundamental I e II) da sua trajetória de escolaridade/formação em uma escola multisseriada, cujas aulas eram ministradas por professor leigo. Ao refletir sobre si, esse sujeito evoca as suas memórias, analisa a sua trajetória e relembra as dificuldades e os percalços enfrentados desde o início dos estudos na escola rural, passando pelo ensino técnico noturno, o ingresso como professor em uma universidade pública, até a consolidação de sua trajetória enquanto pesquisador, cujo objeto de pesquisa, em nível de doutoramento, foi a economia popular e solidária imbricada num contexto geral da agricultura familiar e educação popular. Para ele, trata-se de uma importante política pública para o Território de Identidade Portal do Sertão e pode contemplar os processos educativos vividos ao longo dessa história de vida.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; professor titular da Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; coordenador do Programa Incubadora de Iniciativas da Economia Popular e Solidária (IEPS/UEFS); vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Planejamento Territorial (Mestrado); líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local Solidário (GEPOSDEL/UEFS).

Citas

BOURDIEU, P. Esboço para uma auto-análise. Edições 70: Portugal, 2005.

ENGELS, F. As guerras camponesas na Alemanha. São Paulo: Editorial Grijalbo, 1977.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

PASSEGGI, M. C. e SOUZA, E. C. (Orgs.). (Auto) Biografia: formação, territórios e saberes, Natal: EDUFRN; São Paulo: PAULUS, 208.

SOARES, M. Metamemória-memoriais: travessia de uma educadora. São Paulo: Cortez, 1991.

VIGOSTKI, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

Publicado

2020-01-06

Cómo citar

LIMA, J. R. O. Formação educacional fora da trilha: com a palavra, um sujeito do campo e as suas memórias. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 3, p. 236–254, 2020. DOI: 10.14393/REP-v18n32019-48498. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/48498. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência

Artículos más leídos del mismo autor/a