Processo educativo de trabalho em economia popular e solidária

um diálogo cotidiano com a Educação Popular

Autores

  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eduardo José Fernandes Nunes Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67989

Palavras-chave:

Economia popular e solidária, Educação popular, Incubação

Resumo

Este artigo faz uma reflexão acerca do processo educativo que envolve os feirantes da Feira de Saberes e Sabores de economia popular e solidária, no cotidiano dela, que ocorre no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), bem como nas itinerâncias em comunidades diversas. A pesquisa se dá a partir do processo de incubação de grupos populares selecionados pela Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS-UEFS), que lida com uma perspectiva pedagógica de estreita relação com os estudos interdisciplinares mediados pela educação popular na perspectiva da pesquisa-ação. Envolvemo-nos, pesquisadores e pesquisados, em diversas ações que são instrumentos metodológicos, como: reuniões, rodas de conversas, oficinas, círculos de cultura, entre outras que se fizeram necessárias. Como resultados, observamos relevantes enfoques de conceitos e definições, bem como a possibilidade política-educativa-popular que, de forma interdisciplinar, envolve-se no processo de incubação integrado. Concluímos, portanto, que tal processo, desde a busca pela formatação jurídica, pelo associativismo, o cooperativismo ou a sociedade simples, pela formalização dos grupos envolvendo os feirantes no cotidiano da Feira de Saberes e Sabores de economia popular e solidária, tem proporcionado uma dinâmica promovida pela educação popular, que integra conhecimentos, saberes e formas socioeconômicas, produtivas e plurais.

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Biografia do Autor

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (GEPOSDEL); bolsista de produtividade CNPq. E-mail: zeraimundo@uefs.br.

Eduardo José Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona, Espanha; professor na Universidade do Estado da Bahia, Brasil; co-líder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP/PPGEDUC).

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Publicado

16-01-2024

Como Citar

LIMA, J. R. O.; NUNES, E. J. F. Processo educativo de trabalho em economia popular e solidária: um diálogo cotidiano com a Educação Popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 207–227, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-67989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67989. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais