Processo educativo de trabalho em economia popular e solidária

um diálogo cotidiano com a Educação Popular

Autores

  • José Raimundo Oliveira Lima Universidade Estadual de Feira de Santana
  • Eduardo José Fernandes Nunes Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-67989

Palavras-chave:

Economia popular e solidária, Educação popular, Incubação

Resumo

Este artigo faz uma reflexão acerca do processo educativo que envolve os feirantes da Feira de Saberes e Sabores de economia popular e solidária, no cotidiano dela, que ocorre no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), bem como nas itinerâncias em comunidades diversas. A pesquisa se dá a partir do processo de incubação de grupos populares selecionados pela Incubadora de Iniciativas de Economia Popular e Solidária da UEFS (IEPS-UEFS), que lida com uma perspectiva pedagógica de estreita relação com os estudos interdisciplinares mediados pela educação popular na perspectiva da pesquisa-ação. Envolvemo-nos, pesquisadores e pesquisados, em diversas ações que são instrumentos metodológicos, como: reuniões, rodas de conversas, oficinas, círculos de cultura, entre outras que se fizeram necessárias. Como resultados, observamos relevantes enfoques de conceitos e definições, bem como a possibilidade política-educativa-popular que, de forma interdisciplinar, envolve-se no processo de incubação integrado. Concluímos, portanto, que tal processo, desde a busca pela formatação jurídica, pelo associativismo, o cooperativismo ou a sociedade simples, pela formalização dos grupos envolvendo os feirantes no cotidiano da Feira de Saberes e Sabores de economia popular e solidária, tem proporcionado uma dinâmica promovida pela educação popular, que integra conhecimentos, saberes e formas socioeconômicas, produtivas e plurais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Raimundo Oliveira Lima, Universidade Estadual de Feira de Santana

 Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia, Brasil; estágio pós-doutoral pela mesma instituição; professor na Universidade Estadual de Feira de Santana, Bahia, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Economia Popular e Solidária e Desenvolvimento Local (GEPOSDEL); bolsista de produtividade CNPq. E-mail: zeraimundo@uefs.br.

Eduardo José Fernandes Nunes, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Análise Geográfica Regional pela Universidade de Barcelona, Espanha; professor na Universidade do Estado da Bahia, Brasil; co-líder do Grupo de Pesquisa Teoria Social e Projeto Político Pedagógico (TSPPP/PPGEDUC).

Referências

ADORNO, T. W. Indústria cultural e sociedade. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

ANTUNES, R. Os sentidos do trabalho. São Paulo: Boitempo, 2009.

ARRUDA, A. S. O. et al. Economia solidária e desenvolvimento local sustentável: um estudo de caso em um sistema de agricultura familiar. Organizações Rurais & Agroindustriais, Lavras, v. 17, n. 2, p. 163-178, 2015. Disponível em: http://www.revista.dae.ufla.br/index.php/ora/article/view/990. Acesso em: 11 ago. 2022.

BENINI, É. A.; BENINI, E. G. As contradições do processo de autogestão no capitalismo: funcionalidade, resistência e emancipação pela economia solidária. Revista Organizações & Sociedade, Salvador, v. 17, n. 55, p. 605-619, 2010. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/11125. Acesso em: 11 ago. 2022.

BONETI, L. W. Políticas públicas por dentro. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2006.

BRANDÃO, C. R. A pesquisa participante: um momento da educação popular. Revista Educação Popular, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 51-62, 2007. DOI 10.14393/REP-2007-19988. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/19988. Acesso em: 11 ago. 2022.

BRASIL. Plano diretor da reforma do aparelho do Estado. Presidência da República. Câmara da Reforma do Estado. Ministério da Administração Federal e Reforma do Estado. Brasília, DF, 1995. Disponível em: http://www.biblioteca.presidencia.gov.br/publicacoes-oficiais/catalogo/fhc/plano-diretor-da-reforma-do-aparelho-do-estado-1995.pdf. Acesso em: 16 ago. 2022.

CUNHA, G. C. Economia solidária e políticas públicas: reflexões a partir do caso do programa Incubadora de Cooperativas, da Prefeitura Municipal de Santo André, SP. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciência Política) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/8/8131/tde-23052005-101736/en.php. Acesso em: 16 ago. 2022.

FANTUZZI, D. A importância das feiras agroecológicas para as cidades. Articulação Semiárido Brasileiro, [s. l.]. Disponível em: https://www.asabrasil.org.br/98-imprensa/asa-na-midia/9638-a-importancia-da-feiras-agroecologicas-para-as-cidades#:~:text=De%20forma%20geral%2C%20os%20estados,equipamentos%20p%C3%BAblicos%20de%20abastecimento%20alimentar. Acesso em: 3 ago. 2022.

FARIAS, J. S. et al. Influência das feiras agroecológicas do Recife na vida de produtores e consumidores de produtos orgânicos. In: JORNADA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFRPE/SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA, 9., 2009, Recife. Anais [...]. Recife: UFRPE, 2009.

FRANÇA FILHO, G. C. Novos arranjos organizacionais possíveis? O fenômeno da economia solidária em questão (precisões e complementos). Organizações & Sociedade, Salvador, v. 8, n. 20, p. 1-14, 2001. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/10566. Acesso em: 18 ago. 2022.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1993.

GAIGER, L. I. Eficiência sistêmica. In: CATTANI, A. D. (org.). A outra economia. Porto Alegre: Veraz, 2003. p. 125-129.

INCUBADORA DE INICIATIVAS DA ECONOMIA POPULAR E SOLIDÁRIA - IEPS. Carta de Princípios da IEPS-UEFS. Incubadora Popular IEPS-UEFS, Feira de Santana, [s. d.]. Disponível em: http://incubadorauefs.blogspot.com/p/carta-de-principios.html. Acesso em: 23 ago. 2022.

INSTITUTO BRASILEIRO DE DEFESA DO CONSUMIDOR - IDEC. Mapas de Feiras Orgânicas. Disponível em: https://feirasorganicas.org.br/. Acesso em: 23 ago. 2022.

LIMA, J. R. O. Economia popular e solidária e desenvolvimento local: relação protagonizada pela organicidade das iniciativas. Outra Economia, São Leopoldo, v. 10, n. 18, p. 3-17, 2016. DOI 10.4013/otra.2016.1018.01. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/otraeconomia/article/view/otra.2016.1018.01. Acesso em: 18 ago. 2022.

MANCE, E. A. Redes de colaboração solidária. Petrópolis: Vozes, 2002.

MILANI, C. Teorias do capital social e desenvolvimento local: lições a partir da experiência de Pintadas (Bahia, Brasil). Organizações & Sociedade, Salvador, v. 11, p. 95-113, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/revistaoes/article/view/12637. Acesso em: 18 ago. 2022.

MOURA, L. S. et al. Processo educativo de trabalho: protagonismo da classe trabalhadora e solidariedade sobre a crise pandêmica. Revista da Associação Brasileira de Estudo do Trabalho – ABET, Campo Grande, v. 19, n. 2 p. 435-452, 2021. DOI 10.22478/ufpb.1676-4439.2020v19n02.54918. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/abet/article/view/54918. Acesso em: 18 ago. 2022.

POLANYI, K. A grande transformação: as origens da nossa época. Rio de Janeiro: Campus, 1980.

ROPAQUIM, A.; QUINTAES, R. A. Autogestão: alternativa socialista para o capitalismo. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 3, n. 12, p. 96-99, 1972. DOI 10.1590/S0034-75901972000300009. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rae/a/NJnxk4fYXyK8z7yWWR59yNq/. Acesso em: 18 ago. 2022.

SANTOS, B. S. (org.). Produzir para viver: os caminhos da produção não

capitalista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2005.

SINGER, P. Introdução à economia solidária. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2005.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 2000.

Downloads

Publicado

16-01-2024

Como Citar

LIMA, J. R. O.; NUNES, E. J. F. Processo educativo de trabalho em economia popular e solidária: um diálogo cotidiano com a Educação Popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 3, p. 207–227, 2024. DOI: 10.14393/REP-2023-67989. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/67989. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais