Navegando nas práticas organizativas, educacionais e socioambientais do povo ribeirinho Amazônida

estratégia de resistência e existência

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n22019-46967

Palabras clave:

Práticas organizativas, Povos ribeirinhos, Lutas socioambientais, Natureza viva, Povos Amazônidas

Resumen

O artigo trata das lutas dos povos ribeirinhos pela conservação e preservação da natureza nos seus territórios e objetiva analisar as práticas organizativas, educacionais e socioambientais do povo ribeirinho amazônida como estratégias de resistência e existência no território de origem. É um desdobramento da pesquisa de mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia, da Universidade Federal do Amazonas intitulada “O significado das práticas de sustentabilidade socioambiental do Grupo Ambiental Natureza Viva - GRANAV junto as Comunidades Ribeirinhas do Município de Parintins, Amazonas”. A pesquisa se orientou por uma abordagem qualitativa, com base na concepção dialética e sua intensa relação com as reflexões, análises e discussões acerca dos dados selecionados. Nos resultados obtidos é possível apontar que as práticas organizativas, educacionais e socioambientais contribuíram para o fortalecimento das políticas públicas em prol das condições ambientais, sociais, educacionais, culturais, territoriais e econômicas dos povos ribeirinhos da Amazônia. Importante ainda relatar o amplo processo de sensibilização por meio da educação popular que extrapolou os limites das comunidades envolvidas, fortalecendo as lutas socioambientais e a mobilização dos povos ribeirinhos em defesa da natureza viva, como estratégia de resistência e existência no seu território.

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Biografía del autor/a

Edilson da Costa Albarado, Universidade Federal do Amazonas

Doutorando em Educação pela Universidade Federal do Pará, Brasil; professor substituto da Universidade Federal do Amazonas, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA) e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação no Ambiente Amazônico (GEPEAM/UFAM).

Maria Eliane de Oliveira Vasconcelos, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará, Brasil; professora da Universidade Federal do Amazonas, Brasil; membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo na Amazônia (GEPERUAZ/UFPA).

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Publicado

2019-10-15

Cómo citar

ALBARADO, E. da C.; VASCONCELOS, M. E. de O. Navegando nas práticas organizativas, educacionais e socioambientais do povo ribeirinho Amazônida : estratégia de resistência e existência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 2, p. 59–80, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n22019-46967. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/46967. Acesso em: 21 dic. 2024.