Legado de Celso de Rui Beisiegel

um dos pioneiros da educação popular

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-45718

Palabras clave:

Educação Popular, Universidade, Celso de Rui Beisiegel, Engajamento

Resumen

A trajetória teórico-prática de Beisiegel revela a educação popular presente na Universidade, simbolizando um pensamento político-pedagógico engajado. Assim como Paulo Freire, seu contemporâneo no campo da educação, Beisiegel é considerado um representante da educação popular no Brasil. Seus estudos e pesquisas descortinam a dicotomia entre Universidade e educação popular, principalmente a partir da sua experiência de docente-pesquisador. Isso pode ser percebido na entrevista realizada pela autora, no ano de 2016, com Beisiegel e nos seus livros e artigos. Além desses materiais, utilizamos o Currículo Lattes como fonte de pesquisa. Para este trabalho, tomamos como fio condutor as relações entre educação popular e Universidade.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fernanda dos Santos Paulo, Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente

Doutora em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; educadora popular; professora do Instituto de Desenvolvimento Social Brava Gente, Rio Grande do Sul, Brasil.

Citas

BEISIEGEL, C. R. Estado e educação popular: um estudo sobre a educação de adultos. São Paulo, Pioneira, 1974. 189 p.

BEISIEGEL, C. R. Política e educação popular: a teoria e a prática de Paulo Freire no Brasil. São Paulo: Ática, 1989. 304 p.

BEISIEGEL, C. R. Considerações sobre a política da União para a educação de jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 4, p. 27-34, jan.-abr. 1997.

BEISIEGEL, C. R. Entrevista. Fernanda Santos Paulo. São Paulo: Pesquisa de Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisinos, Áudio e vídeo. Entrevista concedida em 14 de julho de 2016.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra. Rio de janeiro, 1967. 192 p.

FREIRE, P. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992. 245 p.

FREIRE, P. Educação e mudança. Paz e Terra. Rio de janeiro, 1976. 112 p.

FREIRE, P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

FREIRE, P.; NOGUEIRA, A. Que fazer: teoria e pratica em educação popular. Petrópolis: Vozes, 1989. 96 p.

PAULO, F. S. Pioneiros e pioneiras da educação popular freiriana e a universidade. 2018. 269 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, 2018.

Publicado

2019-06-13

Cómo citar

PAULO, F. dos S. Legado de Celso de Rui Beisiegel: um dos pioneiros da educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 18, n. 1, p. 233–244, 2019. DOI: 10.14393/rep-v18n12019-45718. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/45718. Acesso em: 22 nov. 2024.