Diretrizes nacionais para a educação escolar quilombola
uma perspectiva de educação contra-hegemônica
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n22017-art05Palabras clave:
Educação Hegemônica, Educação Contra-hegemônica, Educação QuilombolaResumen
Este artigo faz abordagens acerca da Resolução nº 8, de 20 de novembro de 2012, que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Escolar Quilombola na Educação Básica. Por meio de uma revisão bibliográfica nas literaturas trabalhadas pela disciplina Pensamento Educacional Brasileiro, do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Amapá, o texto se propõe a analisar essas Diretrizes em uma perspectiva contra-hegemônica de educação, por meio de um currículo diferenciado em que os sujeitos historicamente excluídos insurgem-se, reivindicando por direitos, reconhecimento e fortalecimento de saberes, valores e cultura.
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