Movimento social ou reprodução dos cursinhos pré-vestibulares convencionais?

Um estudo do Cursinho Popular Emancipa em Marabá, Pará

Autores/as

  • Lucas de Sousa Costa Rede Emancipa
  • Rigler Costa Aragão Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art01

Palabras clave:

Educação, Cursinho Popular, Movimento Social

Resumen

Neste trabalho, buscamos analisar características do Cursinho Popular Emancipa na cidade de Marabá, Pará, e discutir a respeito deste movimento social colocando em questão a natureza de suas atividades, com o objetivo de encontrar resposta para a seguinte pergunta, "O referido Cursinho é um movimento social emancipatório ou apenas reproduz os cursinhos pré-vestibulares convencionais?". Este trabalho torna-se relevante à medida que coloca em discussão um tema importante de interesse dos movimentos que se denominam "movimentos de educação popular", assim como faz parte das publicações iniciais acerca da dinâmica da Rede Emancipa, Movimento de Cursinhos Populares em Marabá. Por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso foram coletadas informações, entrevistas, discussão e dados para que este trabalho se configurasse, e fosse fundamentado. A pesquisa realizada permite concluir que o Cursinho Popular Emancipa Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo não só apenas auxilia os estudantes na preparação para vestibulares e Enem, mas também proporciona formação crítica, voltada para a emancipação e organização da luta pela conquista de direitos, dessa forma, em partes, reproduz a dinâmica de um cursinho pré-vestibular convencional, mas busca (e tem isso como objetivo e práxis), a emancipação dos envolvidos (alunos e professores) pela educação popular.

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Biografía del autor/a

Lucas de Sousa Costa, Rede Emancipa

Especialista em Metodologia do Ensino de Ciências pela Faculdade Mantenense dos Vales Gerais, Pará, Brasil; professor voluntário da Rede Emancipa, Marabá, Pará, Brasil.

Rigler Costa Aragão, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará

Mestre em Geofísica pela Universidade Federal do Pará, Brasil; professor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará, Campus de Marabá, Brasil.

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Publicado

2018-10-03

Cómo citar

COSTA, L. de S.; ARAGÃO, R. C. . Movimento social ou reprodução dos cursinhos pré-vestibulares convencionais? : Um estudo do Cursinho Popular Emancipa em Marabá, Pará. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 2, p. 10–20, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40961. Acesso em: 28 nov. 2024.