Movimento social ou reprodução dos cursinhos pré-vestibulares convencionais?
Um estudo do Cursinho Popular Emancipa em Marabá, Pará
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art01Palabras clave:
Educação, Cursinho Popular, Movimento SocialResumen
Neste trabalho, buscamos analisar características do Cursinho Popular Emancipa na cidade de Marabá, Pará, e discutir a respeito deste movimento social colocando em questão a natureza de suas atividades, com o objetivo de encontrar resposta para a seguinte pergunta, "O referido Cursinho é um movimento social emancipatório ou apenas reproduz os cursinhos pré-vestibulares convencionais?". Este trabalho torna-se relevante à medida que coloca em discussão um tema importante de interesse dos movimentos que se denominam "movimentos de educação popular", assim como faz parte das publicações iniciais acerca da dinâmica da Rede Emancipa, Movimento de Cursinhos Populares em Marabá. Por meio de pesquisa bibliográfica e estudo de caso foram coletadas informações, entrevistas, discussão e dados para que este trabalho se configurasse, e fosse fundamentado. A pesquisa realizada permite concluir que o Cursinho Popular Emancipa Zé Cláudio e Maria do Espírito Santo não só apenas auxilia os estudantes na preparação para vestibulares e Enem, mas também proporciona formação crítica, voltada para a emancipação e organização da luta pela conquista de direitos, dessa forma, em partes, reproduz a dinâmica de um cursinho pré-vestibular convencional, mas busca (e tem isso como objetivo e práxis), a emancipação dos envolvidos (alunos e professores) pela educação popular.
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