Educação ambiental no Parque Municipal Victório Siquierolli

elaboração, desenvolvimento e avaliação de um plano pedagógico

Autores/as

  • Eduardo Soares Calixto Universidade de São Paulo
  • Melina Santos Galdiano Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabela Pacheco Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Déborah Fernanda da Cunha Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art05

Palabras clave:

Unidade de Conservação, Núcleo de Educação Ambiental, Métodos Didáticos

Resumen

Unidades de Conservação (UCs) são áreas destinadas à proteção de ecossistemas significativos, onde é comum o desenvolvimento de atividades e planos pedagógicos relacionados à  Educação Ambiental (EA). O objetivo do trabalho foi a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de um plano pedagógico para uma UC localizada no Parque Municipal Victório Siquierolli, em Uberlândia, Minas Gerais, com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos de uma escola estadual do município com relação à  conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Foram aplicados questionários e, posteriormente, um plano foi elaborado e testado com alunos de 9º ano. Observou-se que o plano elaborado e as expectativas apresentadas pelos alunos foram atingidos. A partir da criação desse plano, os alunos foram capazes de assimilar várias informações sobre as questões ambientais, mostrando que a aplicação do plano como instrumento de EA, é viável.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Eduardo Soares Calixto, Universidade de São Paulo

Doutorando em Entomologia na Universidade de São Paulo, Brasil

Melina Santos Galdiano, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Isabela Pacheco Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Genética e Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Déborah Fernanda da Cunha Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Genética e Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Citas

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal nº 9.985, de 18 de junho de 2000. Regulamenta o artigo 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o

Sistema Nacional de Unidades de Conservação. 2000. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9985.htm>. Acesso em: 26 abr. 2015.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 256 p.

COIMBRA, F. G.; OLIVEIRA, A. M. C. de. Parque Municipal Victório Siquierolli: um novo olhar sobre educação ambiental. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 135-146, p. 135-146, 2009.

CURSINO, A. R. Gincana como instrumento de educação ambiental aplicada em uma escola de São José dos Campos, São Paulo. In: SIMPÓSIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL, 6., 2010, Presidente Prudente. Anais… Presidente Prudente: UNESP, 2010.

HURTADO, J. L. Un nuevo concepto de educación infantil. Havana: Editorial Pueblo y educación, 2001. 30 p.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 118, p. 189-205, 2002.

MAROTI, P. S. Educação e interpretação ambiental junto à comunidade do entorno de uma unidade de conservação. 2002. 118 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2002.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p.

MUSEU de Biodiversidade do Cerrado. Parque Municipal Victório Siquierolli. Disponível em: <http://www.mbc.ib.ufu.br/node/42>. Acesso em: 27 abr. 2017.

PÁDUA, S. M.; TABANEZ, M. F. Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998. 286 p.

PARQUE Municipal Victório Siquierolli. Meio ambiente e desenvolvimento urbanístico. Disponível em: <http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/51/138/secretaria.html>. Acesso em: 3 maio 2017.

RAMIRES, J. C.; FREITAS, C. M. de. Agentes sociais e produção do espaço urbano: a estruturação do Distrito Industrial de Uberlândia. Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 49-68, jan.-dez. 1995.

REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: CASCINO, F.; JACOBI, P.; OLIVEIRA, J. F. (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA/CEAM, 1998. p. 43-52.

SENICIATO, T. Ecossistemas terrestres naturais como ambientes para as atividades de ensino de Ciências. 2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2002.

VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 21-23, out.-dez. 2005.

Publicado

2018-06-18

Cómo citar

CALIXTO, E. S. .; GALDIANO, M. S.; BORGES, I. P.; PEREIRA, D. F. da C. Educação ambiental no Parque Municipal Victório Siquierolli: elaboração, desenvolvimento e avaliação de um plano pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 80–90, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39420. Acesso em: 23 nov. 2024.