Educação ambiental no Parque Municipal Victório Siquierolli

elaboração, desenvolvimento e avaliação de um plano pedagógico

Autores

  • Eduardo Soares Calixto Universidade de São Paulo
  • Melina Santos Galdiano Universidade Federal de Uberlândia
  • Isabela Pacheco Borges Universidade Federal de Uberlândia
  • Déborah Fernanda da Cunha Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art05

Palavras-chave:

Unidade de Conservação, Núcleo de Educação Ambiental, Métodos Didáticos

Resumo

Unidades de Conservação (UCs) são áreas destinadas à proteção de ecossistemas significativos, onde é comum o desenvolvimento de atividades e planos pedagógicos relacionados à  Educação Ambiental (EA). O objetivo do trabalho foi a elaboração, o desenvolvimento e a avaliação de um plano pedagógico para uma UC localizada no Parque Municipal Victório Siquierolli, em Uberlândia, Minas Gerais, com o intuito de aprimorar o processo de ensino-aprendizagem de alunos de uma escola estadual do município com relação à  conservação do meio ambiente e dos recursos naturais. Foram aplicados questionários e, posteriormente, um plano foi elaborado e testado com alunos de 9º ano. Observou-se que o plano elaborado e as expectativas apresentadas pelos alunos foram atingidos. A partir da criação desse plano, os alunos foram capazes de assimilar várias informações sobre as questões ambientais, mostrando que a aplicação do plano como instrumento de EA, é viável.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Soares Calixto, Universidade de São Paulo

Doutorando em Entomologia na Universidade de São Paulo, Brasil

Melina Santos Galdiano, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais pela Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Isabela Pacheco Borges, Universidade Federal de Uberlândia

Mestranda em Genética e Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Déborah Fernanda da Cunha Pereira, Universidade Federal de Uberlândia

Doutoranda em Genética e Bioquímica na Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Lei Federal nº 9.985, de 18 de junho de 2000. Regulamenta o artigo 225, § 1º, incisos I, II, III e VII da Constituição Federal, institui o

Sistema Nacional de Unidades de Conservação. 2000. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9985.htm>. Acesso em: 26 abr. 2015.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2004. 256 p.

COIMBRA, F. G.; OLIVEIRA, A. M. C. de. Parque Municipal Victório Siquierolli: um novo olhar sobre educação ambiental. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 10, n. 31, p. 135-146, p. 135-146, 2009.

CURSINO, A. R. Gincana como instrumento de educação ambiental aplicada em uma escola de São José dos Campos, São Paulo. In: SIMPÓSIO DA ENGENHARIA AMBIENTAL, 6., 2010, Presidente Prudente. Anais… Presidente Prudente: UNESP, 2010.

HURTADO, J. L. Un nuevo concepto de educación infantil. Havana: Editorial Pueblo y educación, 2001. 30 p.

JACOBI, P. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 118, p. 189-205, 2002.

MAROTI, P. S. Educação e interpretação ambiental junto à comunidade do entorno de uma unidade de conservação. 2002. 118 f. Tese (Doutorado em Ecologia e Recursos Naturais) – Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2002.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 8. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003. 128 p.

MUSEU de Biodiversidade do Cerrado. Parque Municipal Victório Siquierolli. Disponível em: <http://www.mbc.ib.ufu.br/node/42>. Acesso em: 27 abr. 2017.

PÁDUA, S. M.; TABANEZ, M. F. Educação ambiental: caminhos trilhados no Brasil. São Paulo: Ipê, 1998. 286 p.

PARQUE Municipal Victório Siquierolli. Meio ambiente e desenvolvimento urbanístico. Disponível em: <http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/51/138/secretaria.html>. Acesso em: 3 maio 2017.

RAMIRES, J. C.; FREITAS, C. M. de. Agentes sociais e produção do espaço urbano: a estruturação do Distrito Industrial de Uberlândia. Sociedade e Natureza, Uberlândia, v. 7, n. 13, p. 49-68, jan.-dez. 1995.

REIGOTA, M. Desafios à educação ambiental escolar. In: CASCINO, F.; JACOBI, P.; OLIVEIRA, J. F. (Orgs.). Educação, meio ambiente e cidadania: reflexões e experiências. São Paulo: SMA/CEAM, 1998. p. 43-52.

SENICIATO, T. Ecossistemas terrestres naturais como ambientes para as atividades de ensino de Ciências. 2002. 138 f. Dissertação (Mestrado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2002.

VIEIRA, V.; BIANCONI, M. L.; DIAS, M. Espaços não formais de ensino e o currículo de ciências. Ciência e Cultura, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 21-23, out.-dez. 2005.

Downloads

Publicado

18-06-2018

Como Citar

CALIXTO, E. S. .; GALDIANO, M. S.; BORGES, I. P.; PEREIRA, D. F. da C. Educação ambiental no Parque Municipal Victório Siquierolli: elaboração, desenvolvimento e avaliação de um plano pedagógico. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 80–90, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/39420. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais