Os sentidos e os significados do cursinho popular

história de vida

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art09

Palabras clave:

Cursinho popular, Emancipação, História de Vida

Resumen

Neste estudo, objetivou-se compreender como se constituem os significados e sentidos no cursinho popular. A pesquisa foi realizada com uma ex aluna, atual professora e coordenadora de um cursinho popular da Rede Emancipa na Zona Sul de São Paulo. Este estudo qualitativo utilizou-se de duas estratégias metodológicas: história de vida e núcleos de significação, com referencial teórico pautado na psicologia histórico-cultural. O método história de vida possibilitou a ressignificação do que foi narrado por parte da entrevistada, conferindo novo significado ao vivido. A construção dos núcleos de significação foi realizada por meio das etapas pré-indicadores e indicadores, o que possibilitou a aproximação do sentido e significado. A análise demonstra que o cursinho popular tem como zona mais estável de significado e sentido a emancipação dos envolvidos. A elucidação do significado e sentido no cursinho nos possibilita a reflexão de seu efeito na potencialização das aprovações dos alunos no vestibular e também aponta um caminho, diferente do que é praticado hoje, para a educação pública do país.

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Biografía del autor/a

Derik Neves Vieira, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduando no curso de Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Iniciou suas pesquisas como bolsista do programa Mackpesquisa, com o estudo de Significado e Sentido da Psicologia Histórico Cultural. Psicologia da Educação e Escolar.

 

Roseli Fernandes Lins Caldas, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduada em Psicologia pelo Instituto Unificado Paulista (1979), Especialista em Psicologia Escolar(2002), Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000) e Doutora em Psicologia pelo Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano da Universidade de São Paulo (2010). Atua como professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie no curso de Psicologia e como professora convidada da Faculdade de teologia Metodista Livre. Sua experiência está voltada para as áreas de Psicologia escolar, Educação e Formação de Professores. Pertence a grupos de pesquisa vinculados ao CNPq, desenvolvendo estudos e pesquisas nas seguintes áreas:processos de escolarização, medicalização da educação, políticas públicas em educação, formação de professores e atuação do psicólogo na educação. Participa do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar - LIEPPE, sediado no IP USP.

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Publicado

2018-01-09

Cómo citar

VIEIRA, D. N.; CALDAS, R. F. L. Os sentidos e os significados do cursinho popular: história de vida. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 139–155, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art09. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38947. Acesso em: 23 jul. 2024.