Reflexões sobre a educação do campo

revisitando a história do Brasil

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n32017-art05

Palabras clave:

Educação do Campo, Movimentos Sociais, História, Políticas Públicas

Resumen

Este artigo propõe uma discussão a respeito da modalidade de educação ofertada aos camponeses, tendo como ponto de referência alguns aspectos da trajetória histórica da formação do Brasil. A pesquisa é de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativo-interpretativista. Considerando o disposto sobre educação nas Constituições Federais e estudos de autores relacionados à educação ofertada aos camponeses, o estudo analisa aspectos da política educacional do Estado brasileiro voltada aos povos do campo. Aborda-se ainda o processo de lutas dos movimentos sociais do campo em defesa de uma política pública para a educação do campo. Os resultados da pesquisa revelaram que, apesar de alguns avanços, ainda estamos distantes da efetivação de uma proposta de educação planejada, discutida e articulada com a participação dos camponeses.

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Biografía del autor/a

Ilário Dias Cardoso Filho, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Tocantins (UFT). Foi Bolsista do PIBID/UFT 2009/2010. Desenvolve pesquisa no âmbito da Educação do Campo.

Cícero da Silva, Universidade Federal do Tocantins

Doutorando em Letras na Universidade Federal do Tocantins, Brasil; professor da Universidade Federal do Tocantis, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação do Campo (Gepec).

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Publicado

2018-01-09

Cómo citar

FILHO, I. D. C.; SILVA, C. da. Reflexões sobre a educação do campo: revisitando a história do Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 3, p. 67–83, 2018. DOI: 10.14393/rep-v16n32017-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/38835. Acesso em: 22 nov. 2024.