A formação de professores na primeira Licenciatura em Educação do Campo com habilitação em Música do Brasil
reflexões e ponderações
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v18n12019-46628Palavras-chave:
Educação do Campo, Música, Práticas PedagógicasResumo
Este trabalho objetiva refletir acerca do ensino de música nas experiências pedagógicas envolvendo a formação docente no curso de Licenciatura em Educação do Campo: habilitação em Artes e Música, da Universidade Federal do Tocantins (UFT), campus de Tocantinópolis, Estado do Tocantins, Brasil. Para tanto, buscamos na literatura alguns estudos que tratam do fenômeno da educação na perspectiva da Educação Musical em diálogo com a Educação do Campo. Trata-se de uma pesquisa de natureza bibliográfica, de abordagem qualitativo-interpretativista. Os resultados da pesquisa mostram que, enquanto professores, necessitamos saber refletir em busca da construção de uma prática docente mais humanizada, que esteja sensível às relações entre as pessoas e a música. Para tanto, cabe aos educadores promover não só a aquisição de conhecimento, mas, especialmente, conscientização, sensibilização e desejo por transformação no processo ensino-aprendizagem. A Educação Musical na perspectiva do campo, portanto, pode ser vista para além das fronteiras estabelecidas pelo eurocentrismo, concebendo novas possibilidades educacionais, conduzindo-nos a uma formação musical que esteja além da música, onde possamos habitar o campo brasileiro, sem subjugá-lo pelos nossos saberes.
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