Contribuições da obra de Paulo Freire nos encontros de cursos pré-universitários populares

redes de indignação e esperança

Autores/as

  • Alan Ricardo Costa Universidade Federal da Fronteira Sul
  • Tatiane Fernanda Gomes Universidade Federal da Fronteira Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_rel01

Palabras clave:

Educação Popular, Curso Pré-Universitário Popular, Sociedade em Rede

Resumen

Cursos Pré-Universitários Populares/Pré-Vestibulares Populares (PUPs/PVPs) são ações de democratização do acesso ao ensino e de construção do saber com as classes populares. Além disso, tais cursos podem ser interpretados como redes de indignação e esperança, em função de seu caráter social de subversão e luta contra o sistema educacional tradicional bancário e não freiriano, com conexões em rede estabelecidas para articular mentes, criar significado e contestar o poder. O objetivo deste trabalho é apresentar umas das principais possibilidades de estabelecimento e fortalecimento das conexões em redes entre cursos PUPs/PVPs: a realização de encontros para trocas de experiências, reflexões coletivas e fortalecimento de propostas e lutas populares. Conclui-se que, em tais encontros de cursos populares, há também uma revitalização da obra de Paulo Freire, a partir de inúmeras releituras, o que se mostra urgente e necessário para a educação brasileira atualmente.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Alan Ricardo Costa, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas (PPGL-UCPel). Especialista em EaD e Tecnologias Educacionais pelo Centro Universitário de Maringá, CESUMAR. Graduado em Letras Espanhol e respectivas Literaturas pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Educador nos cursos PUP Alternativa e Práxis

Tatiane Fernanda Gomes, Universidade Federal da Fronteira Sul

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissional em Educação da Universidade Federal da Fronteira Sul (PPGPE-UFFS) Campus Erechim. Especialista em Educação Profissional Integrada à EJA - PROEJA pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Graduada em Letras pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Servidora da Universidade Federal de Santa Maria - UFSM.

Citas

CASTELLS, M. A sociedade em rede. 10. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2007. 96 p.

______. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2013. 290 p.

DIAS, C. M. Á. A perseguição de órgãos de segurança brasileiros ao educador Paulo Freire no Chile. In: ENCONTRO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES, 6., 2016, Santa Maria. Anais... Santa Maria: Editora da UFSM, 2016.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1971. 96 p.

______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. 253 p.

______. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. 3. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1994. 336 p.

______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 144 p.

GOMES, T. F. et al. Para além da sala de aula: práticas educativas potencialmente emancipatórias no Pré-Universitário Popular Alternativa (UFSM). Revista Unifreire, São Paulo, v. 1, p. 140-154, 2015.

MENDES, M. T. Cursinhos populares pré-universitários e educação popular: uma relação possível? In: FÓRUM DE LEITURAS PAULO FREIRE, 11., 2009, Porto Alegre. Anais... Porto Alegre: Editora da UFGRS, 2009.

NASCIMENTO, A. do. Universidade e cidadania: o movimento dos cursos pré-vestibulares populares. Revista Lugar Comum: Estudos de Mídia, Cultura e Democracia, Rio de Janeiro, n. 17, p. 45-60, 2002.

NASCIMENTO, C. O. do. Existe influência marxista no pensamento freiriano? In: ENCONTRO DE PRÉ-UNIVERSITÁRIOS POPULARES, 6., 2016, Santa Maria. Anais... Santa Maria: Editora da UFSM, 2016.

PAULA, M. de F. C. de. Políticas de avaliação da educação superior e trabalho docente: a autonomia universitária em questão. Universidade e Sociedade, Brasília, Ano XXI, n. 49, p 51-61, jan. 2012.

PEREIRA, T. I.; RAIZER, L.; MEIRELLES, M. A luta pela democratização do acesso ao ensino superior: o caso dos cursinhos populares. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 17, n. 1, p. 86-96, jan.-jun. 2010.

ZAGO, N. Cursos pré-vestibulares populares: limites e perspectivas. Perspectiva, Florianópolis, v. 26, n. 1, p. 149-174, jan.-jun. 2008. doi: https://doi.org/10.5007/2175-795x.2008v26n1p149.

Publicado

2017-11-21

Cómo citar

COSTA, A. R.; GOMES, T. F. Contribuições da obra de Paulo Freire nos encontros de cursos pré-universitários populares: redes de indignação e esperança. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 137–151, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37837. Acesso em: 22 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência