Menos profissionais, mais sujeitos formação para a educação popular no Sistema Único de Saúde (SUS)

Autores/as

  • Pedro Afonso Cortez Universidade São Francisco
  • Marcus Vinícius Rodrigues de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep_v16n22017_art02

Palabras clave:

Educação Popular, Educação em Saúde, Educação Profissional em Saúde Pública, Profissional de Saúde, Trabalho

Resumen

As dinâmicas sociais atuais demandam pela emergência de um novo paradigma de atuação em saúde, o qual deve revisitar suas concepções fundamentais - as noções de ser humano, saúde e educação - a fim de superar dificuldades existentes no momento presente e traçar novos caminhos. Para isso, é necessário que os envolvidos nesse processo (docentes, discentes e profissionais) abandonem velhos hábitos, pautados na concepção de saúde como ato exclusivo e autoritário das categorias profissionais, com o intuito de recriar as práticas formativas e os modelos de atuação, tornando-se sujeitos implicados em uma postura dialógica, colaborativa, inclusiva e horizontal capaz de interessar-se pelas pessoas e por suas realidades e saberes. Afinal, somente a partir de uma mudança profunda nos aspectos basilares das práticas de formação e atuação em saúde será possível superar as lacunas presentes nos dispositivos de atenção do SUS (Sistema Único de Saúde) rumo à educação popular em saúde e ao exercício dialógico, o qual se apresenta como instrumento imprescindível para a transformação concreta desta realidade.

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Biografía del autor/a

Pedro Afonso Cortez, Universidade São Francisco

Doutorando em Psicologia na Universidade São Francisco (CAPES 6). Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Uberlândia (CAPES 4). Psicólogo com ênfase em Psicologia Social, Clínica e Processos de Gestão pela Universidade Federal de Uberlândia. Integrou o Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação e Culturas Populares (GPECPOP) do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

Marcus Vinícius Rodrigues de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Médico Residente em Endocrinologia e Metabologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Federal de Uberlândia. Bacharel em Medicina pela Universidade Federal de Uberlândia. Colaborou em investigações do projeto de pesquisa Rede de Educação Popular do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2017-11-21

Cómo citar

CORTEZ, P. A.; SOUZA, M. V. R. de. Menos profissionais, mais sujeitos formação para a educação popular no Sistema Único de Saúde (SUS). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 2, p. 27–37, 2017. DOI: 10.14393/rep_v16n22017_art02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/37610. Acesso em: 25 nov. 2024.