Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art05Palabras clave:
Educação Infantil, Avaliação, Aprendizagem, EducaçãoResumen
O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia, cujo propósito foi investigar as concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil que atuam na rede pública de ensino de Ituiutaba, Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por questões abertas, com o objetivo de desvelar as seguintes questões: Quais as concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil? De que forma esses sujeitos têm avaliado as crianças na educação infantil? Quais são os instrumentos avaliativos que utilizam? O que fazem com os resultados das avaliações que realizam? Quais as dificuldades e vantagens que encontram em realizar a avaliação? Os dados coletados foram organizados em categorias e analisados a partir do referencial teórico estudado. Observou-se que os professores pesquisados têm consciência da importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Além disso, verificou-se a necessidade de o professor observar e registrar todos os momentos das atividades das crianças, pois, por meio dessas observações, o sujeito constrói oportunidades para que elas desenvolvam suas habilidades e potencialidades.
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