Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais

Authors

  • Celina Elisa de Paiva Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Duarte Araújo Silva Faculdades Integradas do Pontal / Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art05

Keywords:

Educação Infantil, Avaliação, Aprendizagem, Educação

Abstract

O presente artigo apresenta dados de uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Uberlândia, cujo propósito foi investigar as concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil que atuam na rede pública de ensino de Ituiutaba, Minas Gerais. Como instrumento de coleta de dados, utilizou-se um questionário composto por questões abertas, com o objetivo de desvelar as seguintes questões: Quais as concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil? De que forma esses sujeitos têm avaliado as crianças na educação infantil? Quais são os instrumentos avaliativos que utilizam? O que fazem com os resultados das avaliações que realizam? Quais as dificuldades e vantagens que encontram em realizar a avaliação? Os dados coletados foram organizados em categorias e analisados a partir do referencial teórico estudado. Observou-se que os professores pesquisados têm consciência da importância da avaliação no processo de ensino-aprendizagem das crianças. Além disso, verificou-se a necessidade de o professor observar e registrar todos os momentos das atividades das crianças, pois, por meio dessas observações, o sujeito constrói oportunidades para que elas desenvolvam suas habilidades e potencialidades. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Celina Elisa de Paiva, Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia

Fernanda Duarte Araújo Silva, Faculdades Integradas do Pontal / Universidade Federal de Uberlândia

Professora do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia- Campus Pontal. Fez Pedagogia (2003), pela Universidade Federal de Uberlândia, Especialização em Docência no Ensino Superior (2004),na Universidade Federal de Uberlândia e  Mestrado em Educação (2007) pela Universidade Federal de Uberlândia.  Cursa Doutorado em Educação,  também pela  Universidade Federal de Uberlândia, com término previsto para Dezembro de 2015.  Atualmente é Supervisora da Especialização em Educação Especial e Inclusão Educacional da FACED/UFU e participa dos Grupos de Pesquisa: Formação Docente e Representações e Grupo de Estudos e Pesquisa em Políticas e Práticas em Educação Especial e Inclusão Educacional (GEPEPES) ambos da FACED/UFU.  Atua especialmente nas áreas de Didática, Estágio Supervisionado, Alfabetização, Educação Infantil, Currículo, Educação Inclusiva e  Formação de Professores.

References

ALMEIDA, S. F. C. de. Psicanálise e educação: revendo algumas observações e hipóteses a respeito de uma (im)possível conexão. In: KUPFER, M. C.; LAJONQUI

BALLESTER. M. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BASSEDAS, E. Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1999.

BRASIL. Referencial Curricular para a Educação Infantil. v. 1, Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

GODOY. A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n. 2, mar./abr. 1995.

HAYDT, R. C. C. A avaliação do processo ensino-aprendizagem. São Paulo: Ática, 1997.

HOFFMANN, J. M. L. Contos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. Porto Alegre: Mediação, 2005.

_______. Avaliação na pré-escola: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. 10. ed. Porto Alegre: Mediação, 2001.

LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar. 17. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

_______. Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais. Eccos Revista Científica, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 79-88, dez. 2002.

NICOLAU, M. L. M. A educação pré-escolar fundamentos e didática. 2. ed. São Paulo: Ática, 1986.

QUINTANA, H. E. O portfólio como estratégia para a avaliação. In: BALLESTER, M. et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.

RABELO, E. H. Avaliação: novos tempos, novas práticas. Petrópolis: Vozes, 1998.

VASCONCELLOS, C. dos S. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança. São Paulo: Libertad, 1994.

WAJSKOP, G. Brincar na pré-escola. São Paulo: Cortez, 1995. (Coleção: Questões da nossa época).

Published

2016-03-07

How to Cite

DE PAIVA, C. E.; DUARTE ARAÚJO SILVA, F. Concepções de avaliação dos profissionais da educação infantil da rede pública municipal de Ituiutaba, Minas Gerais. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 56–69, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/30915. Acesso em: 22 jul. 2024.