Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros"
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art12Palabras clave:
Revitalização Cultural, Comunidade, Identidade, Educação PopularResumen
O presente artigo busca compreender o processo educativo de reconstrução cultural da comunidade de Itapuã, em Salvador, Bahia, a partir das dinâmicas culturais locais, tomando como recorte do campo investigativo o processo de revalorização das manifestações tradicionais, levado a cabo por uma parcela organizada dos moradores, que se autodenominam "itapuanzeiros". Essa investigação buscou captar a singularidade da cultura local, como também compreender os sentidos e significados dessa retomada das tradições para e pela comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando nas aprendizagens que se dão no contexto das manifestações culturais no bairro. A metodologia foi desenvolvida a partir de estratégias etnográficas como a observação participante, entrevistas, gravações em audiovisual e diário de campo. No referencial teórico, foram utilizados autores como Milton Santos, Castells, Magnani, Chauí, Certeau, Boaventura de Sousa Santos, Hall, Vygotsky e Paulo Freire.
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