Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros"

Authors

  • Débora Matos Maia Universidade Federal da Bahia
  • Pedro Rodolpho Jungers Abib

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art12

Keywords:

Revitalização Cultural, Comunidade, Identidade, Educação Popular

Abstract

O presente artigo busca compreender o processo educativo de reconstrução cultural da comunidade de Itapuã, em Salvador, Bahia, a partir das dinâmicas culturais locais, tomando como recorte do campo investigativo o processo de revalorização das manifestações tradicionais, levado a cabo por uma parcela organizada dos moradores, que se autodenominam "itapuanzeiros". Essa investigação buscou captar a singularidade da cultura local, como também compreender os sentidos e significados dessa retomada das tradições para e pela comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando nas aprendizagens que se dão no contexto das manifestações culturais no bairro. A metodologia foi desenvolvida a partir de estratégias etnográficas como a observação participante, entrevistas, gravações em audiovisual e diário de campo. No referencial teórico, foram utilizados autores como Milton Santos, Castells, Magnani, Chauí, Certeau, Boaventura de Sousa Santos, Hall, Vygotsky e Paulo Freire.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Débora Matos Maia, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Secretaria de Educação do Municipio de Salvador.  Membro do Grupo de pesquisa Griô. Moradora do bairro de Itapuã, Salvador

Pedro Rodolpho Jungers Abib

Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Griô. Morador do bairro de Itapuã, Salvador

References

BHABHA, H. O local da cultura. Tradução de Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2005.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: 1. artes de fazer. Tradução de Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 1994.

Chauí, M. Conformismo e resistência: aspectosaspectos da cultura popular no Brasil. 4. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FREIRE, P. Educação e mudança. 31. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.

______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

GADOTTI, M. A. escola na cidade que educa. São Paulo: Cortez; IPF, 2004.

GOHN, M. G. da. Educação não-formal e cultura política. São Paulo: Cortez, 2008.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guaracira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP &A, 2006.

HOBSBAWM, E.; RANGER, T. (Org.). A invenção das tradições. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.

LIB

MAGNANI, J. G. C. Festa no pedaço: cultura popular e lazer na cidade. 3. ed. São Paulo: Hucitec; Uneso, 2003.

PAIS, J. M. Sociologia da vida quotidiana: teoria, métodos e estudos de caso. 4. ed. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 2009.

SANTOS, B. S. de. Modernidade, identidade e a cultura de fronteira. Tempo Social: Rev. Sociol. USP, São Paulo, v. 5, n. 1-2, p. 31-52, 1993.

SANTOS, M. Por outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 18. ed. Rio de Janeiro: Record, 2009.

VELHO, G. Individualismo e cultura: notas para uma antropologia da sociedade contemporânea. 4. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1997.

VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. Rio de Janeiro: Martins Fontes, 1996.

Published

2016-03-07

How to Cite

MATOS MAIA, D.; JUNGERS ABIB, P. R. Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros". Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 147–163, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29875. Acesso em: 22 nov. 2024.