Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros"

Autores

  • Débora Matos Maia Universidade Federal da Bahia
  • Pedro Rodolpho Jungers Abib

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art12

Palavras-chave:

Revitalização Cultural, Comunidade, Identidade, Educação Popular

Resumo

O presente artigo busca compreender o processo educativo de reconstrução cultural da comunidade de Itapuã, em Salvador, Bahia, a partir das dinâmicas culturais locais, tomando como recorte do campo investigativo o processo de revalorização das manifestações tradicionais, levado a cabo por uma parcela organizada dos moradores, que se autodenominam "itapuanzeiros". Essa investigação buscou captar a singularidade da cultura local, como também compreender os sentidos e significados dessa retomada das tradições para e pela comunidade de Itapuã do ponto de vista da educação e da identidade, focando nas aprendizagens que se dão no contexto das manifestações culturais no bairro. A metodologia foi desenvolvida a partir de estratégias etnográficas como a observação participante, entrevistas, gravações em audiovisual e diário de campo. No referencial teórico, foram utilizados autores como Milton Santos, Castells, Magnani, Chauí, Certeau, Boaventura de Sousa Santos, Hall, Vygotsky e Paulo Freire.

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Biografia do Autor

Débora Matos Maia, Universidade Federal da Bahia

Doutoranda e Mestre em Educação pela Universidade Federal da Bahia. Professora da Secretaria de Educação do Municipio de Salvador.  Membro do Grupo de pesquisa Griô. Moradora do bairro de Itapuã, Salvador

Pedro Rodolpho Jungers Abib

Pós-Doutor em Ciências Sociais pela Universidade de Lisboa. Professor Titular da Universidade Federal da Bahia. Coordenador do Grupo de Pesquisa Griô. Morador do bairro de Itapuã, Salvador

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Publicado

07-03-2016

Como Citar

MATOS MAIA, D.; JUNGERS ABIB, P. R. Revitalização cultural e educação popular no bairro de Itapuã, Salvador, Bahia: o protagonismo dos "itapuanzeiros". Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 14, n. 2, p. 147–163, 2016. DOI: 10.14393/rep-v14n22015-art12. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/29875. Acesso em: 25 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais