Educar pela experiência: aprender para existir no mundo
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art01Palabras clave:
Educação. Experiência. Existência.Resumen
Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo.
Descargas
Citas
BOFF, L. Saber cuidar: ética do ser humano
BOUFLEUER, S. P. Do aprender na experiência pedagógica. In: PAGNI, P. A; GELAMO, R. P. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Poiesis, 2010. p. 135-145.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 7 nov. 2014.
DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis: Vozes, 2010.
FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.
GOERGEN, P. Educação moral: adestramento ou reflexão comunicativa? Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 76, p. 147-174, out. 2001.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.
MELO NETO, J. F. de. Educação popular e experiência. Contexto e Educação, Ijuí: Editora Unijui, v. 26, n. 85, p. 31-50 jan./jun. 2011.
PAGNI, P. A. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, P. A. GELAMO, R. P. Experiência, educação e contemporaneidade, Marília: Poiesis, 2010. p. 15-33.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.