Educar pela experiência: aprender para existir no mundo

Authors

  • Hugo da Silva Caetano Universidade do Estado da Bahia
  • Sueli Ribeiro Mota Souza Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art01

Keywords:

Educação. Experiência. Existência.

Abstract

Experiência e educação são os temas principais abordados neste trabalho. Nesse sentido, por refletir a educação para além do âmbito escolar, este estudo reorienta o nosso pensar educacional. O texto reflete a importância de educar com base nas experiências cotidianas dos sujeitos, sem, com isso, apartar aquelas vivenciadas nos espaços formais de educação. A perspectiva principal é focalizar a educação dentro de uma dimensão existencial, indicando que a aprendizagem acontece no e para o mundo. Assim, a reflexão posta procura evidenciar que a educação pela via da experiência implica um aspecto moral dos seres humanos, pois, somente por meio da análise das experiências vividas, é possível interpretar a historicidade do mundo e repensá-lo como possibilidade de mudança. Nesses termos, a experiência tem um importante potencial educativo, pois desloca o sujeito da condição de inércia para repensar o mundo, as pessoas, as culturas e o universo.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Hugo da Silva Caetano, Universidade do Estado da Bahia

Mestre em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Possui Licenciatura em Filosofia pela Faculdade Batista Brasileira (FBB) e tem experiência no ensino de Filosofia e Sociologia no Ensino Médio. Desenvolve estudos nas seguintes áreas: experiências educativas de pescadoras/marisqueiras, educação das relações étnicorraciais, candomblé e homossexualidade. E-mail: hugogicaetano@yahoo.com.br

Sueli Ribeiro Mota Souza, Universidade Federal da Bahia

Doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (2007), Mestrado em Sociologia pela Universidade Federal da Bahia (2000), Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1997), professora/pesquisadora Titular da Universidade do Estado da Bahia- UNEB. Pesquisas na área de Sociologia e Antropologia atuando principalmente nos seguintes temas: sociedade, saúde, religião, gênero, educação, ambiente.

References

BOFF, L. Saber cuidar: ética do ser humano

BOUFLEUER, S. P. Do aprender na experiência pedagógica. In: PAGNI, P. A; GELAMO, R. P. Experiência, educação e contemporaneidade. Marília: Poiesis, 2010. p. 135-145.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº. 9394, de 20 de dezembro de 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 7 nov. 2014.

DEWEY, J. Experiência e educação. Tradução de Renata Gaspar. Petrópolis: Vozes, 2010.

FREIRE, P. Educação e mudança. 12. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

_____. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1975.

GOERGEN, P. Educação moral: adestramento ou reflexão comunicativa? Educação e Sociedade, Campinas, v. 22, n. 76, p. 147-174, out. 2001.

LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber de experiência. Revista Brasileira de Educação, Campinas, n. 19, p. 20-28, jan./abr. 2002.

MELO NETO, J. F. de. Educação popular e experiência. Contexto e Educação, Ijuí: Editora Unijui, v. 26, n. 85, p. 31-50 jan./jun. 2011.

PAGNI, P. A. Um lugar para a experiência e suas linguagens entre os saberes e práticas escolares: pensar a infância e o acontecimento na práxis educativa. In: PAGNI, P. A. GELAMO, R. P. Experiência, educação e contemporaneidade, Marília: Poiesis, 2010. p. 15-33.

Published

2015-07-29

How to Cite

DA SILVA CAETANO, H.; RIBEIRO MOTA SOUZA, S. Educar pela experiência: aprender para existir no mundo. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 14, n. 1, p. 10–18, 2015. DOI: 10.14393/rep-v14n12015-art01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/28955. Acesso em: 19 nov. 2024.