Análise da percepção ambiental como instrumento para o planejamento de ações de educação ambiental para funcionários terceirizados na Universidade Federal de Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n12015-art10Palabras clave:
Sustentabilidade. Capacitação. Sondagem de Público. Planejamento.Resumen
Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida pela Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que se constitui em questionários aplicados aos técnicos terceirizados contratados por meio da Prefeitura Universitária (PREFE), que atuam nos campi localizados na cidade de Uberlândia, Minas Gerais. A escolha do público deu-se devido ao fato de não existir local de educação não formal institucionalizado em que esses técnicos possam realizar atividades de capacitação para educação ambiental com vistas a aprimorarem a prestação de serviços. Os resultados evidenciaram, além da demanda por treinamentos, as características sociais e econômicas dos trabalhadores, promovendo uma análise de percepção ambiental estratificada do público.
Descargas
Citas
BELTR
BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA. Lei nº 9.765, de 27 de abril de 1999. Dispõe sobre a educação ambiental, institui a Política Nacional de Educação Ambiental e dá outras providências. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9795.htm>. Acesso em: 5 jan. 2015.
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Educação Ambiental. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/educacao-ambiental/politica-de-educacao-ambiental/programa-nacional-de-educacao-ambiental>. Acesso em: 5 jan. 2015.
FERREIRA, F. T. N.; PROCOPIAK, L. K.; CUBAS, K. G. O conhecimento sobre resíduos sólidos das funcionárias de serviços gerais de uma universidade do município de Curitiba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEST
FERREIRA, M. S. Rede de cidades em Minas Gerais a partir da realocação da indústria paulista. Nova Economia, Belo Horizonte, edição especial, p. 9-69, 1996.
FREIRE, H. P. O uso do território de Sobral, Ceará pelas instituições de ensino superior. 2011. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia)
JENSEN, K. B.; ROSENGREN, K. E. Cinq traditions à la recherche du public. In: DAYAN, D. (Org.).
LIMA, J. G. Nova representatividade no sertão cearense: políticas públicas e organização do espaço urbano na cidade de Sobral-CE. Movimentos Sociais e Dinâmicas Espaciais, Recife, v. 3, n. 1, p. 86-102, 2014.
NOGUEIRA, M. F. M. A gestão da comunicação interna das instituições públicas: um recurso esquecido. Comunicação & Informação, Goiânia, v. 4, n. 1-2, p. 121-131, 2013.
PALMA, I. R. Análise da percepção ambiental como instrumento ao planejamento da educação ambiental. 2005. 83f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Minas, Metalurgia e Materiais)
PENELUC, M. C.; SILVA, S. A. H. Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: análise física e das representações sociais. Entreideias: educação, cultura e sociedade, Salvador, v. 13, n. 14, p. 135-165, 2009.
RODRIGUES, M. A. Atividades de extensão em locais de educação não formal para enriquecer a formação dos licenciados em Física. Em Extensão, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 35-50, 2014.
SANTOS, G. L. dos. Educação ainda que tardia: a exclusão da escola e a reinserção de adultos das camadas populares em um programa de EJA. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 24, p. 107-125, 2003.
SILVA, A. C. Educação corporativa: viabilização para empresa competitiva. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 1, p. 67-74, 2011.
VAITSMAN, J. Desigualdades sociais e duas formas de particularismo na sociedade brasileira. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 18, p. 37-46, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.