O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v13n22014-art05Palabras clave:
Educação Popular, Fromação do Trabalhador, OntologiaResumen
Este trabalho objetiva analisar a crise do capital, bem como o reordenamento do mundo do trabalho, que causa a metamorfose da pedagogia da qualificação profissional para a pedagogia das competências decorrente da reestruturação produtiva acelerada na década de 1990. Além disso, pretende-se apontar delineamentos da ontologia marxiana acerca da educação profissional, como também do trabalhador de um novo perfil no exercício do trabalho. Ademais, optou-se por materializar proposições críticas e superadoras dos desdobramentos do trabalho na sociedade neoliberal e da formação por competências. Com isso, levanta-se a necessidade de compreender a escola como uma instituição que possa realizar a formação dos trabalhadores, desenvolvendo a educação das massas, a condição de concretização das conquistas e das práticas revolucionárias, e o sentido do trabalho concreto, enquanto categoria fundante do ser social, que propicie a emancipação e confronto direto com a alienação da atividade laborativa do trabalho abstrato do modo de acumulação flexível.Descargas
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Publicado
2014-12-30
Cómo citar
SLIDER DO NASCIMENTO DE PAULA, A.; RODRIGUES LIMA, K. R.; FERREIRA COSTA, F. J.; LIMA FERREIRA, E. O reordenamento do mundo do trabalho e a formação do trabalhador em face da pedagogia das competências: elementos para uma crítica ontológica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 13, n. 2, p. 65–80, 2014. DOI: 10.14393/rep-v13n22014-art05. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/26578. Acesso em: 22 nov. 2024.
Número
Sección
Artigos Originais
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