A subserviência da universidade ao capital: uma análise do reordenamento da educação superior brasileira
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v14n22015-art02Palavras-chave:
Crise da Universidade, Estado, Capital.Resumo
Pretendemos analisar neste trabalho a contrarreforma do Estado e da educação superior do Brasil, dando ênfase na mistificação da política de educação superior como mecanismos de democratização desse nível de ensino. O método de análise da pesquisa é o materialismo histórico-dialético, por compreendermos ser o método que se propõe a analisar, criticar e superar o sistema capitalista de produção. Constatamos que os ajustes estruturais do receituário do Banco Mundial (BM), fez com que os governos de Fernando Henrique Cardoso (FHC), Lula da Silva e de Dilma Rousseff (em curso) realizassem um processo de privatização sem precedentes. Com isso, a educação superior não conseguiu fugir do caráter destrutivo do capital em procura de novas fontes de extração de mais-valia.
Downloads
Referências
BOITO JUNIOR, A. O governo Lula e a reforma do neoliberalismo. Revista da Adusp, São Paulo, v. 34, p. 6-11, 2005. Disponível em: <http://www.adusp.org.br/revista/34/r34a01.pdf.> Acesso em: 22 fev. 2015.
BRASIL. Decreto de 20 de outubro de 2003. Institui Grupo de Trabalho Interministerial encarregado de analisar a situação atual e apresentar plano de ação visando à reestruturação, desenvolvimento e democratização das Instituições Federais de Ensino Superior
COSTA, L. C. Os impasses do Estado capitalista: uma análise sobre a reforma do Estado no Brasil. São Paulo: Cortez, 2006.
GUIMAR
LEHER, R. Para silenciar os campi. Educação & Sociedade, São Paulo, Campinas, v. 25, n. 88, p. 867-892, 2004.
_____. A problemática da universidade: 25 anos após a
MARTINS, A. S.; NEVES, L. M. W. X. A proposta de autonomia universitária do governo Lula. In: NEVES, L. M. W. X. (Org.). Reforma universitária do governo Lula: reflexões para o debate. São Paulo: Xamã, 2004.
MARX, K. O capital: crítica da economia política. Tomo 1. São Paulo: Nova Cultural, 1996.
MESZAROS, I. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2010.
PERES, C. A. Educação superior e sociedade: a mediação do estado a serviço do mercado. In: SOUZA, I. M. (Org.). Estado, educação e sociedade capitalista. Cascavel: Edunioeste, 2008.
PINO, M. D. Políticas educacionais, emprego e exclusão social. In: GENTILI, P.; FRIGOTTO, G. (Org.). Cidadania negada: politicas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez, 2010.
TR
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2016 Revista de Educação Popular
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.