Agroecologia no Brasil
um plural articulado pela educação popular
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-75665Palavras-chave:
Educação popular, Agroecologia, Desenvolvimento social, Paulo FreireResumo
As ideias discutidas neste trabalho têm como base uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi analisar a existência de vínculos político-pedagógicos entre a educação popular e a agroecologia. Por meio de uma historiografia do processo de desenvolvimento do movimento agroecológico brasileiro, o estudo revela como a práxis da educação popular foi constituindo um “plural articulado”, refletido em avanços significativos e novos desafios. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas e fontes primárias, como documentos e entrevistas com sujeitos históricos dessa construção social e política. Os principais resultados apontam que, do ponto de vista político, os vínculos entre a educação popular e a agroecologia se manifestam pelo caráter de resistência e pelo crescente protagonismo na construção de alternativas de desenvolvimento para o país. Do ponto de vista pedagógico, ambos se articulam pela preponderância da realidade vivida como ponto de partida e de chegada e por uma intensa práxis – elementos que instituem um dinâmico movimento social, responsável por construir a agroecologia no Brasil ao mesmo tempo em que atualiza a educação popular.
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