Agroecologia no Brasil

um plural articulado pela educação popular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-75665

Palavras-chave:

Educação popular, Agroecologia, Desenvolvimento social, Paulo Freire

Resumo

As ideias discutidas neste trabalho têm como base uma pesquisa de doutorado, cujo objetivo foi analisar a existência de vínculos político-pedagógicos entre a educação popular e a agroecologia. Por meio de uma historiografia do processo de desenvolvimento do movimento agroecológico brasileiro, o estudo revela como a práxis da educação popular foi constituindo um “plural articulado”, refletido em avanços significativos e novos desafios. Para a realização desta pesquisa, foram utilizadas referências bibliográficas e fontes primárias, como documentos e entrevistas com sujeitos históricos dessa construção social e política. Os principais resultados apontam que, do ponto de vista político, os vínculos entre a educação popular e a agroecologia se manifestam pelo caráter de resistência e pelo crescente protagonismo na construção de alternativas de desenvolvimento para o país. Do ponto de vista pedagógico, ambos se articulam pela preponderância da realidade vivida como ponto de partida e de chegada e por uma intensa práxis – elementos que instituem um dinâmico movimento social, responsável por construir a agroecologia no Brasil ao mesmo tempo em que atualiza a educação popular.

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Biografia do Autor

  • Andréa Alice da Cunha Faria, Universidade Federal Rural de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora na Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

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Publicado

23-12-2025

Como Citar

FARIA, Andréa Alice da Cunha. Agroecologia no Brasil: um plural articulado pela educação popular. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 3, p. 306–326, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-75665. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/75665. Acesso em: 27 dez. 2025.