Licenciatura em Educação do Campo e interdisciplinaridade

mapeamento da produção científica na BDTD

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74044

Palavras-chave:

Área do conhecimento, Ciências da Natureza, Formação docente, Práticas formativas

Resumo

Esta investigação tem como objetivo mapear as publicações de dissertações e teses acerca da interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo (LEDOC), na área do conhecimento das Ciências da Natureza e Matemática. A pesquisa é do tipo bibliográfica e foi utilizada para consulta a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Como resultado, obtivemos 13 trabalhos, sendo quatro dissertações e nove teses. Entre elas, a maioria é proveniente do Sul do país. Dentre o foco das pesquisas, emergiram as categorias especificadas das LEDOC e práticas formativas. Em relação às palavras-chave, o termo “Educação do Campo” foi identificado em todos os trabalhos. Quando analisados os grupos de pesquisas dos autores, apenas dois apresentam interesse, ao mesmo tempo, na Educação do Campo e na interdisciplinaridade. Por fim, com base nos resultados, é possível sinalizar que ainda há carência acerca de pesquisas que abordem a interdisciplinaridade nas Licenciaturas em Educação do Campo na área de Ciências da Natureza.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Bitencourt Stuart, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Ciências Biológicas na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil.

  • Juliana Amaral, Universidade Federal de Santa Catarina

    Graduanda em Educação do Campo na Universidade Federal de Santa Catarina, campus Trindade, Brasil.

  • Keiciane Canabarro Drehmer-Marques, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Catarina, Brasil; professora do Departamento de Educação do Campo da Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; líder do Grupo de Estudos e Formação Docente Interdisciplinar (GEFORDIN). 

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

STUART, Vanessa Bitencourt; AMARAL, Juliana; DREHMER-MARQUES, Keiciane Canabarro. Licenciatura em Educação do Campo e interdisciplinaridade: mapeamento da produção científica na BDTD. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 375–396, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74044. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74044. Acesso em: 1 maio. 2025.