Impacto da Covid-19 em alunos de Pós-graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60117

Palavras-chave:

Coronavírus, Covid19, Educação a distância, Educação, Pós-graduação

Resumo

Objetivo: analisar postagens veiculadas em um grupo do Facebook destinado a debates sobre a Educação no Ensino Superior, tendo como questão norteadora do estudo: “Em face do cenário atual, protagonizado pela Covid-19, quais os enfrentamentos dos alunos de pós-graduação e suas implicações na educação?”. Métodos: Trata-se de um estudo observacional, prospectivo de observação sistemática não-participativa em um grupo do Facebook. Os dados foram analisados com o software IRaMuTeQ e analisados pela classificação hierárquica descendente. Resultados: foram agrupadas cinco classes: Adaptações emergenciais na metodologia de ensino na Pós-Graduação; Vivências burocráticas dos pós-graduandos em face à pandemia; Dificuldades práticas e tecnológicas no produtivismo acadêmico; Aspectos psicológicos no produtivismo acadêmico; Macropolíticas sobre a pandemia e seus reflexos na Pós-Graduação. Conclusão: Os alunos de Pós-Graduação estão insatisfeitos com as medidas emergenciais adotadas pelas instituições, expondo análises sobre a postura do governo, universidade, docentes e orientadores. A Covid-19 e suas repercussões trouxeram grandes desafios para as sustentabilidades acadêmicas e pedagógicas nos programas de Pós-Graduação.

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Publicado

2021-06-24

Como Citar

ASSUNÇÃO LUIZ, A. V.; CONDILO PITTA, N. .; SALOUM CÍNTRA, Álefe .; CURYLOFO CORSI, C. A.; FRANCISCO LUZ NUNES QUEIROZ, A. A.; MORAIS FERNANDES, A. P. Impacto da Covid-19 em alunos de Pós-graduação. Olhares & Trilhas, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 538–554, 2021. DOI: 10.14393/OT2021v23.n.2.60117. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/olharesetrilhas/article/view/60117. Acesso em: 22 jul. 2024.