Os saberes que vêm do céu
um clube de ciências e suas aplicabilidades baseadas no laboratório natural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74012Palabras clave:
Território educativo, Educação do/no campo, Clube de CiênciasResumen
Este estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como estudo de caso sobre as práticas investigadas nas atividades realizadas em um clube de ciências, o qual faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Barbosa. Foi investigado um grupo de catorze alunos e alunas com idade entre 9 e 10 anos, todos/as do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do/no campo, localizada em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O objetivo deste trabalho foi analisar se as atividades realizadas no clube de ciências, sobre a temática “Os saberes que vêm do céu”, contribuíram para uma aprendizagem relacionada com o dia a dia dos educandos e educandas. Para isso, foram aplicados um pré-questionário e um pós-questionário e os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2016), a qual é organizada em três fases: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Como conclusão, pode-se perceber que as atividades do clube de ciências se tornam mais atrativas, pois estão relacionadas com a realidade e com os cotidianos dos/as alunos/as e, dessa forma, gera curiosidades sobre os temas, uma vez que é algo que eles podem comprovar em observações diárias, para além dos muros da escola.
Descargas
Referencias
ARROYO, M. G.; FERNANDES, B. M. A educação básica e o movimento social do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica do campo, 1999.
ARROYO, M. G. Currículo, território em disputa. São Paulo: Vozes, 2011.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BORGES, R. M. R.; MORAES, R. (org.). Educação em ciências nas séries iniciais. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 1998.
BRASIL. Base nacional comum curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 3 dez. 2024.
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006.
FERNANDES, B. M. Território camponês. In: CALDART, R. S. et al. (org.). Dicionário da educação do campo. Rio de Janeiro; São Paulo: Expressão Popular, 2012. p. 744-749.
FERNANDES, B. M.; MOLINA, M. C.; JESUS, S. M. S. A. Questões paradigmáticas da construção de um projeto político pedagógico da educação do campo. In: MOLINA, M.; JESUS, S. (org.). Contribuições para a construção de um projeto de educação do campo. Brasília: Articulação nacional por uma educação básica do campo, 2004. p. 112.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 5. ed. São Paulo: Paz & Terra, 2011.
LIMA, V. M. R. Clube de ciências: contribuições à formação do educando. 1998. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1998.
MANCUSO, R.; LIMA, V. M. R.; BANDEIRA, V. A. Clubes de ciências: criação, funcionamento, dinamização. Porto Alegre: SE/CECIRS, 1996.
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Unijuí, 2011.
MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA. Educação no MST – memória: documentos 1987-2015. Setor de Educação do MST. São Paulo: Expressão Popular, 2017.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
RAFFESTIN, C. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.
ROBAINA, J. V. L. O programa clube de ciências do campo: articulando o fazer ciência através do ensino por investigação desde a pré-escola pela alfabetização científica até as séries finais do ensino fundamental pelo letramento científico. In: ROBAINA, J. V. L. et al. (org.). O programa clube de ciências do campo: articulando o fazer ciência através do ensino por investigação desde a pré-escola pela alfabetização científica até as séries finais do ensino fundamental pelo letramento científico. Porto Alegre: Gaúcha, 2022. p. 12.
RODRIGUES, A. L. M. Re-estruturando o currículo através das práticas pedagógicas realizadas pelo clube de ciências Saberes do Campo: caminhos e possibilidades. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2022. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/239706. Acesso em: 24 mar. 2025.
ROSA, S. S. da. Clube de ciências saberes do campo: contribuições para aprendizagem da educação em ciências da natureza na EMEF Rui Barbosa, em Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul. 2021. 262 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.
SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 16, n. 1, p. 59-77, 2011. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/002257551. Acesso em: 12 fev. 2025.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2025 Andressa Luana Moreira Rodrigues, Sabrina Silveira da Rosa, José Vicente Lima Robaina

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.