Os saberes que vêm do céu
um clube de ciências e suas aplicabilidades baseadas no laboratório natural
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2025-74012Palavras-chave:
Território educativo, Educação do/no campo, Clube de CiênciasResumo
Este estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como estudo de caso sobre as práticas investigadas nas atividades realizadas em um clube de ciências, o qual faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Barbosa. Foi investigado um grupo de catorze alunos e alunas com idade entre 9 e 10 anos, todos/as do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do/no campo, localizada em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O objetivo deste trabalho foi analisar se as atividades realizadas no clube de ciências, sobre a temática “Os saberes que vêm do céu”, contribuíram para uma aprendizagem relacionada com o dia a dia dos educandos e educandas. Para isso, foram aplicados um pré-questionário e um pós-questionário e os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2016), a qual é organizada em três fases: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Como conclusão, pode-se perceber que as atividades do clube de ciências se tornam mais atrativas, pois estão relacionadas com a realidade e com os cotidianos dos/as alunos/as e, dessa forma, gera curiosidades sobre os temas, uma vez que é algo que eles podem comprovar em observações diárias, para além dos muros da escola.
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