Os saberes que vêm do céu

um clube de ciências e suas aplicabilidades baseadas no laboratório natural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2025-74012

Palavras-chave:

Território educativo, Educação do/no campo, Clube de Ciências

Resumo

Este estudo constitui-se em uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória, caracterizando-se como estudo de caso sobre as práticas investigadas nas atividades realizadas em um clube de ciências, o qual faz parte do Projeto Político-Pedagógico (PPP) da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rui Barbosa. Foi investigado um grupo de catorze alunos e alunas com idade entre 9 e 10 anos, todos/as do 5° ano do Ensino Fundamental de uma escola do/no campo, localizada em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O objetivo deste trabalho foi analisar se as atividades realizadas no clube de ciências, sobre a temática “Os saberes que vêm do céu”, contribuíram para uma aprendizagem relacionada com o dia a dia dos educandos e educandas. Para isso, foram aplicados um pré-questionário e um pós-questionário e os dados foram tratados por meio da Análise de Conteúdo (AC), proposta por Bardin (2016), a qual é organizada em três fases: pré-análise, exploração do material e o tratamento dos resultados, inferência e interpretação. Como conclusão, pode-se perceber que as atividades do clube de ciências se tornam mais atrativas, pois estão relacionadas com a realidade e com os cotidianos dos/as alunos/as e, dessa forma, gera curiosidades sobre os temas, uma vez que é algo que eles podem comprovar em observações diárias, para além dos muros da escola.

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Biografia do Autor

  • Andressa Luana Moreira Rodrigues, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mestre em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora na rede municipal de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • Sabrina Silveira da Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutoranda em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; professora da rede municipal de Nova Santa Rita, Rio Grande do Sul, Brasil.

  • José Vicente Lima Robaina, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil; professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil; atua no curso de Educação do Campo: Licenciatura em Ciências da Natureza e na Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde; coordenador do Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação do Campo e Ciências da Natureza (CAPES/UFRGS).

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Publicado

01-04-2025

Como Citar

RODRIGUES, Andressa Luana Moreira; ROSA, Sabrina Silveira da; ROBAINA, José Vicente Lima. Os saberes que vêm do céu: um clube de ciências e suas aplicabilidades baseadas no laboratório natural. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 514–529, 2025. DOI: 10.14393/REP-2025-74012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/74012. Acesso em: 18 abr. 2025.