Educação libertadora na Contemporaneidade

reflexões sobre Paulo Freire e (des)governo Bolsonaro no Brasil

Autores/as

  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior Universidade Federal de Santa Maria https://orcid.org/0000-0002-5493-5376
  • Luciana da Silva Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Francilene Brito da Silva Universidade Federal do Piauí

DOI:

https://doi.org/10.14393/REP-2023-66472

Palabras clave:

Paulo Freire, Pedagogia, Governo Bolsonaro

Resumen

Paulo Freire (1921-1997) criou um revolucionário método de alfabetização no qual o educando assimilaria o objeto de estudo, tendo como base as suas vivências, suas experiências de vida, ou seja, sua realidade. A teoria de Freire vai em contraposição a uma educação, por ele denominada bancária, tecnicista e alienante. Em contrapartida, o governo Bolsonaro não poupou críticas, comentários infundados, questionando o ensino freiriano. Pensando nisso, este artigo visa refletir acerca desse fenômeno, buscando analisar a motivação do governo eleito em 2018 em desmoralizar e difamar uma filosofia antifascista. Assim, as reflexões apresentadas aqui demonstram subsídios para discussões e possibilidades de mudanças na realidade brasileira.

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Biografía del autor/a

  • Paulo de Tarso Xavier Sousa Junior, Universidade Federal de Santa Maria

    Mestre em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil. 

  • Luciana da Silva Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

    Doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil; membro do Núcleo de Estudos Gênero, Educação e Afrodescendência - Roda Griô (GEAfro/UFPI), do Grupo de Estudos Estado, Política e Trabalho (UFPI) e do Núcleo de Pesquisas e Estudos em Estado Democrático e Sociedade Contemporânea (NEPES).

  • Francilene Brito da Silva, Universidade Federal do Piauí

    Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil; professora adjunta no Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal do Piauí, Brasil; líder do Núcleo de Estudos e Pesquisas Roda Griô (GEAfro/UFPI) e membro do Grupo de Pesquisa Culturas e Identidades no Cotidiano (UERJ).

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Publicado

2023-04-28

Cómo citar

SOUSA JUNIOR, Paulo de Tarso Xavier; RAMOS, Luciana da Silva; SILVA, Francilene Brito da. Educação libertadora na Contemporaneidade: reflexões sobre Paulo Freire e (des)governo Bolsonaro no Brasil. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 22, n. 1, p. 282–298, 2023. DOI: 10.14393/REP-2023-66472. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/66472. Acesso em: 1 may. 2025.