Formação continuada no Pograma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/FIC) no IFTM/Uberaba (MG)
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-rel02Palabras clave:
Ensino Profissionalizante, Inovações Curriculares, Formação de ProfessoresResumen
Este relato foi construído a partir das experiências Desenvolvido, em 2009 e 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Uberaba, o PROEJA/FIC destinou-se à formação continuada de docentes e técnicos administrativos dos municípios mineiros de Araguari, Conceição das Alagoas, Uberaba e Iturama. O programa buscou contextualizar questões didáticas e pedagógicas, articulando elementos comuns ao processo educativo. No desenvolvimento dos módulos de formação, indagações surgiram e orientaram a investigação. Os participantes responderam a um instrumento estruturado para levantamento de dados. Os resultados mostraram que não há concepções homogêneas de práticas necessárias à formação docente para atuação no PROEJA/FIC. As diferenças parecem indicar que as condições objetivas da vida cotidiana, na escola e na sociedade, manifestam-se nos significados que cada profissional atribui às práticas de ensino e de aprendizagem e ao próprio percurso formativo.Descargas
Descargas
Publicado
2013-12-06
Número
Sección
Relatos de experiência
Licencia

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista acuerdan mantener los derechos de autor y conceder a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0 Internacional.
Cómo citar
FERREIRA, Nilce Vieira Campos; VALLE, Aparecida Maria Xenofonte Pereira. Formação continuada no Pograma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/FIC) no IFTM/Uberaba (MG). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 123–133, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22825. Acesso em: 16 mar. 2025.