Formação continuada no Pograma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/FIC) no IFTM/Uberaba (MG)

Autores

  • Nilce Vieira Campos Ferreira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG, Brasil.
  • Aparecida Maria Xenofonte Pereira Valle Instituto Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v12n22013-rel02

Palavras-chave:

Ensino Profissionalizante, Inovações Curriculares, Formação de Professores

Resumo

Este relato foi construído a partir das experiências Desenvolvido, em 2009 e 2010, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFTM), Campus Uberaba, o PROEJA/FIC destinou-se à formação continuada de docentes e técnicos administrativos dos municípios mineiros de Araguari, Conceição das Alagoas, Uberaba e Iturama. O programa buscou contextualizar questões didáticas e pedagógicas, articulando elementos comuns ao processo educativo. No desenvolvimento dos módulos de formação, indagações surgiram e orientaram a investigação. Os participantes responderam a um instrumento estruturado para levantamento de dados. Os resultados mostraram que não há concepções homogêneas de práticas necessárias à formação docente para atuação no PROEJA/FIC. As diferenças parecem indicar que as condições objetivas da vida cotidiana, na escola e na sociedade, manifestam-se nos significados que cada profissional atribui às práticas de ensino e de aprendizagem e ao próprio percurso formativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nilce Vieira Campos Ferreira, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil. Pedagoga no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro/IFTM, campus Uberaba-MG, Brasil

Aparecida Maria Xenofonte Pereira Valle, Instituto Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Ensino Mestre em Linguística

Downloads

Publicado

06-12-2013

Como Citar

FERREIRA, N. V. C.; VALLE, A. M. X. P. Formação continuada no Pograma de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA/FIC) no IFTM/Uberaba (MG). Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 12, n. 2, p. 123–133, 2013. DOI: 10.14393/rep-v12n22013-rel02. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/22825. Acesso em: 22 dez. 2024.

Edição

Seção

Relatos de experiência