O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem

o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul

Authors

  • José Luciano Gattiboni Vasques Instituto de Educação Padre Francisco Garcia
  • Andréia Balbueno Miranda Universidade Federal do Pampa
  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Edson Romário Paniagua Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art03

Keywords:

Pibid, University, Basic Education

Abstract

This article reports about a methodological approach used with a group of students on the Human Sciences course at Unipampa, São Borja Campus, State of Rio Grande do Sul, Brazil engaged in the Institutional Scholarship Programme for Training Teachers (Pibid). The objective of the study is to reflect on the importance of the interface between the Human Sciences course at Unipampa and the basic education network in the town of São Borja. Initially, the methodology involved carrying out a literature review on the basis of the principles of popular education followed by a socioanthropological survey and design of a strategic teaching methodology from the perspective of heritage education. The activity was conducted at Padre Francisco Garcia State Institute with 7th grade elementary education students. The results show that Pibid plays a part to encourage reflection on teaching as it combines theory and practice in the context of education and provides all of the players with learning opportunities.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

José Luciano Gattiboni Vasques, Instituto de Educação Padre Francisco Garcia

Graduado em História pela Universidade Regional da Campanha

Andréia Balbueno Miranda, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Ciências Humanas (Licenciatura) na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul, bolsista do Pibid (Sub-projeto História).

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Filosofia; Doutor em Educação. Coordenador de Área do Pibid; Professor de Didática e Filosofia na Universidade Federal do Pampa

Edson Romário Paniagua, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul; coordenador de área do Pibid (Sub-projeto História).

References

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para a estratégia de trabalho em aula. Joinville: Editora da UNIVILLE, 2003.

ASSMANN, H. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis: Vozes, 2004.

BARBERÁ, E. O construtivismo na prática. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. CAPES, 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 6 out. 2015.

_____. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Iphan. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GUINDANI, E. et al. A relação entre indicadores socioeconômicos e educacionais: um estudo comparativo entre a fronteira e região central do estado do Rio Grande do Sul. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LOS ESPACIOS DE FRONTERA (II GEOFRONTERA): DIFERENCIAS E INTERCONEXIONES, 2., 2013, Posadas, Argentina. Anais... Disponível em: <https://2geofronteras.wordpress.com/2014/06/02/1-frontera-y-educacion/>. Acesso em 1º maio 2015.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

NEITZEL, A. A.; PAREJA, C. J. M.; HOCHMANN, S. Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de Letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília , v. 94, n. 238, p. 770-794, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 jun. 2016.

NIDELCOFF, M. A escola e a compreensão da realidade: ensaio sobre a metodologia das ciências sociais. São Paulo: Brasiliense. 1975.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012.

WANDERLEY, L. Educação popular: metamorfoses e veredas. São Paulo: Cortez, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. UNIPAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional

YAMIN, G. A.; CAMPOS, M. I.; CATANANTE, B. R.

ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.

ZITKOSKI, J. Paulo Freire e a educação. 2. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2010.

BARBERÁ, E. O construtivismo na prática. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. CAPES, 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 6 out. 2015.

_____. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Iphan. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GUINDANI, E. et al. A relação entre indicadores socioeconômicos e educacionais: um estudo comparativo entre a fronteira e região central do estado do Rio Grande do Sul. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LOS ESPACIOS DE FRONTERA (II GEOFRONTERA): DIFERENCIAS E INTERCONEXIONES, 2., 2013, Posadas, Argentina. Anais... Disponível em: <https://2geofronteras.wordpress.com/2014/06/02/1-frontera-y-educacion/>. Acesso em 1º maio 2015.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

NEITZEL, A. A.; PAREJA, C. J. M.; HOCHMANN, S. Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de Letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília , v. 94, n. 238, p. 770-794, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 jun. 2016.

NIDELCOFF, M. A escola e a compreensão da realidade: ensaio sobre a metodologia das ciências sociais. São Paulo: Brasiliense. 1975.

Published

2017-06-02

How to Cite

VASQUES, J. L. G.; MIRANDA, A. B.; GUINDANI, E. R.; PANIAGUA, E. R. O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem: o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul. Revista de Educação Popular , Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 38–48, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35250. Acesso em: 23 nov. 2024.

Most read articles by the same author(s)