O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem
o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art03Palabras clave:
Pibid, Universidade, Educação BásicaResumen
Este artigo relata uma experiência metodológica utilizada com um grupo de alunos do curso de licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa, Campus de São Borja, Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo do trabalho é refletir sobre a importância da parceria entre o curso e a rede de educação básica do município de São Borja. A metodologia utilizada contemplou inicialmente uma reflexão teórica fundamentada em princípios da educação popular, seguida de uma pesquisa socioantropológica, e elaboração de uma estratégia de ensino a partir da educação patrimonial. A atividade foi desenvolvida no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia com os alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que o Pibid vem cumprindo seu papel de proporcionar uma reflexão crítica sobre a docência, aliando teoria e prática no contexto educacional e proporcionando aprendizagem para todos os agentes envolvidos.
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