O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem

o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul

Autores/as

  • José Luciano Gattiboni Vasques Instituto de Educação Padre Francisco Garcia
  • Andréia Balbueno Miranda Universidade Federal do Pampa
  • Evandro Ricardo Guindani Universidade Federal do Pampa
  • Edson Romário Paniagua Universidade Federal do Pampa

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017-art03

Palabras clave:

Pibid, Universidade, Educação Básica

Resumen

Este artigo relata uma experiência metodológica utilizada com um grupo de alunos do curso de licenciatura em Ciências Humanas da Unipampa, Campus de São Borja, Rio Grande do Sul, vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). O objetivo do trabalho é refletir sobre a importância da parceria entre o curso e a rede de educação básica do município de São Borja. A metodologia utilizada contemplou inicialmente uma reflexão teórica fundamentada em princípios da educação popular, seguida de uma pesquisa socioantropológica, e elaboração de uma estratégia de ensino a partir da educação patrimonial. A atividade foi desenvolvida no Instituto Estadual Padre Francisco Garcia com os alunos do 7º ano do ensino fundamental. Os resultados demonstram que o Pibid vem cumprindo seu papel de proporcionar uma reflexão crítica sobre a docência, aliando teoria e prática no contexto educacional e proporcionando aprendizagem para todos os agentes envolvidos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Luciano Gattiboni Vasques, Instituto de Educação Padre Francisco Garcia

Graduado em História pela Universidade Regional da Campanha

Andréia Balbueno Miranda, Universidade Federal do Pampa

Graduanda em Ciências Humanas (Licenciatura) na Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul, bolsista do Pibid (Sub-projeto História).

Evandro Ricardo Guindani, Universidade Federal do Pampa

Graduado em Filosofia; Doutor em Educação. Coordenador de Área do Pibid; Professor de Didática e Filosofia na Universidade Federal do Pampa

Edson Romário Paniagua, Universidade Federal do Pampa

Doutor em História pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul; professor adjunto da Universidade Federal do Pampa, Campus São Borja, Rio Grande do Sul; coordenador de área do Pibid (Sub-projeto História).

Citas

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. (Org.). Processos de ensinagem na universidade: pressupostos para a estratégia de trabalho em aula. Joinville: Editora da UNIVILLE, 2003.

ASSMANN, H. Curiosidade e prazer de aprender: o papel da curiosidade na aprendizagem criativa. Petrópolis: Vozes, 2004.

BARBERÁ, E. O construtivismo na prática. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. CAPES, 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 6 out. 2015.

_____. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Iphan. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GUINDANI, E. et al. A relação entre indicadores socioeconômicos e educacionais: um estudo comparativo entre a fronteira e região central do estado do Rio Grande do Sul. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LOS ESPACIOS DE FRONTERA (II GEOFRONTERA): DIFERENCIAS E INTERCONEXIONES, 2., 2013, Posadas, Argentina. Anais... Disponível em: <https://2geofronteras.wordpress.com/2014/06/02/1-frontera-y-educacion/>. Acesso em 1º maio 2015.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

NEITZEL, A. A.; PAREJA, C. J. M.; HOCHMANN, S. Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de Letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília , v. 94, n. 238, p. 770-794, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 jun. 2016.

NIDELCOFF, M. A escola e a compreensão da realidade: ensaio sobre a metodologia das ciências sociais. São Paulo: Brasiliense. 1975.

MORAES, M. C. O paradigma educacional emergente. 16. ed. Campinas: Papirus, 2012.

WANDERLEY, L. Educação popular: metamorfoses e veredas. São Paulo: Cortez, 2010.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA. UNIPAMPA. Plano de Desenvolvimento Institucional

YAMIN, G. A.; CAMPOS, M. I.; CATANANTE, B. R.

ZAGO, N. Processos de escolarização nos meios populares: as contradições da obrigatoriedade escolar. In: NOGUEIRA, M. A.; ROMANELLI, G.; ZAGO, N. (Org.). Família e escola: trajetórias de escolarização em camadas médias e populares. Petrópolis: Vozes, 2000.

ZITKOSKI, J. Paulo Freire e a educação. 2. ed. Belo horizonte: Autêntica, 2010.

BARBERÁ, E. O construtivismo na prática. Porto Alegre: Artmed, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Bolsas de Iniciação à Docência. CAPES, 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid>. Acesso em: 6 out. 2015.

_____. Ministério da Cultura. Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. Iphan. Educação patrimonial: histórico, conceitos e processos. Brasília: Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2014.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 50 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2011.

GUINDANI, E. et al. A relação entre indicadores socioeconômicos e educacionais: um estudo comparativo entre a fronteira e região central do estado do Rio Grande do Sul. In: SEMINARIO INTERNACIONAL DE LOS ESPACIOS DE FRONTERA (II GEOFRONTERA): DIFERENCIAS E INTERCONEXIONES, 2., 2013, Posadas, Argentina. Anais... Disponível em: <https://2geofronteras.wordpress.com/2014/06/02/1-frontera-y-educacion/>. Acesso em 1º maio 2015.

LAHIRE, B. Sucesso escolar nos meios populares: as razões do improvável. São Paulo: Ática, 1997.

NEITZEL, A. A.; PAREJA, C. J. M.; HOCHMANN, S. Práticas de leitura no ensino médio: o Pibid de Letras. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília , v. 94, n. 238, p. 770-794, dez. 2013. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2176-66812013000300007&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 26 jun. 2016.

NIDELCOFF, M. A escola e a compreensão da realidade: ensaio sobre a metodologia das ciências sociais. São Paulo: Brasiliense. 1975.

Publicado

2017-06-02

Cómo citar

VASQUES, J. L. G.; MIRANDA, A. B.; GUINDANI, E. R.; PANIAGUA, E. R. O Pibid a Universidade e a educação básica em relação de aprendizagem: o caso da Unipampa e do Instituto Estadual Padre Francisco Garcia, São Borja, Rio Grande do Sul. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 38–48, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017-art03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/35250. Acesso em: 23 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a